Negócios

Alemã Merck compra rival suíça por 13,3 bilhões de dólares

Operação cria um dos maiores grupos farmacêuticos da Europa, com vendas estimadas em quase 10 bilhões de dólares

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.

O grupo alemão Merck anunciou nesta quinta-feira (21/9) que comprará 64,5% do capital da companhia suíça de biotecnologia Serono, em um negócio de 13,3 bilhões de dólares. Com a operação, as empresas formarão um dos maiores grupos farmacêuticos da Europa, com vendas estimadas em 7,7 bilhões de euros (9,8 bilhões de dólares).

O capital vendido sairá das mãos da família Bertarelli, atual controladora da Serono, e dará à Merck 75,5% dos direitos de voto da empresa. Seguindo as regras de mercado suíças, a Merck terá de estender a proposta de compra aos outros acionistas da empresa adquirida pelo valor de 1 100 francos suíços por ação, segundo o jornal americano The Wall Street Journal.

A Serono se colocou à venda oficialmente em 2005, mas em abril de 2006 declarou ter revertido sua estratégia e decidido pedir permissão aos acionistas para levantar 5 bilhões de dólares para financiar uma expansão. Os controladores, membros da família Bertarelli, disseram na época que haviam encerrado quaisquer projetos de venda da companhia, porque nenhuma das ofertas se adequava às perspectivas da Serono.

A Merck alemã, que não possui relação com a americana Merck & Co, tentou em março comprar a também alemã Schering, mas acabou vencida por uma subsidiária da Bayer. Agora que conquistou a Serono, a companhia afirmou que terá, junto com a rival suíça, uma nova divisão chamada Merck Serono Biofarmacêuticos, que terá orçamento de desenvolvimento de 1 bilhão de euros (1,2 bilhão de dólares) e vendas estimadas em 3,6 bilhões de euros (4,5 bilhões de dólares).

Segundo a Merck, a aquisição será paga com recursos próprios e empréstimos. "Detalhes do financiamento serão fornecidos no início de 2007, quando estivermos mais próximos do encerramento da operação", afirmou um porta-voz da Merck.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Ele deixou a TI para abrir um plano de saúde com IA. Após 3 anos, o negócio já fatura R$ 30 milhões

PUMA faz investimento histórico em marketing para reforçar posição de marca mais rápida do mundo

The Garage da Nexmuv lança mais uma startup de IA que impulsionará vendas online e no varejo

“Todo negócio que entramos, tivemos sucesso”, diz Lucas Kallas da Cedro Participações

Mais na Exame