Exame Logo

Ações da Ericsson despencam após companhia reduzir previsões de lucro

Com mudanças inesperadas nos negócios, empresa teve de rever suas projeções

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.

Após a gigante de equipamentos de telefonia móvel, Ericsson, ter revisado para baixo suas expectativas de lucro para o terceiro trimestre, as ações do setor de tecnologia despencaram nas bolsas de valores européias. A companhia sueca espera para este trimestre uma queda de 36% em seu lucro operacional, para 5,6 bilhões de coroas suecas (1,57 bilhões de dólares). A expectativa do mercado era de 8,8 bilhões de coroas suecas ( 2,47 bilhões de dólares).

Segundo a Ericsson, a redução de seu lucro foi em decorrência de mudanças inesperadas nos negócios de redes para telefonia móvel. Houve baixa demanda nos segmentos de expansão e atualização nas redes dos mercados da América do Norte e Europa. Por isso, a empresa teve de rever suas projeções para o terceiro trimestre. Hoje pela manhã, as ações da empresa chegaram a cair quase em 30% na Bolsa de Estolcomo.

Veja também

A empresa de telefonia comunicou, ainda, que as vendas de rede caíram 2%, para 28,5 billhões de coroas suecas (8,01 bilhões de dólares), ante o mesmo período do ano passado. Em compensação, as vendas de serviços de profissionais aumentaram 26%, para 11 bilhões de coroas (3,09 bilhões de dólares), e os serviços multimídia tiveram um acréscimo de 31%, para 4 bilhões de coroas (1,12 bilhões de dólares). Para esse trimestre, a Ericsson espera suas vendas em 43,5 bilhões de coroas suecas (12,23 bilhões de dólares), e, não, 45,4 bilhões de coroas suecas (12,76 bilhões de dólares , como previsto. Já a margem operacional deve recuar 12, 9%, comparado a 22,7% do período anterior.

Se não fosse essa mudança nos negócios, comentaram os analistas à agência de notícias Bloomberg, as projeções da companhia seriam outras, uma vez que a empresa se desenvolveu em regiões onde não há muitas redes instaladas, como Bhutan, Bangladesh e Indonésia. Além disso, com as operadoras Deutsche Telekom AG e TeliaSonera AB conseguiu aumentar suas vendas para uma rede de alta velocidade na Suécia.

A Ericsson nasceu em 1876, em Estolcomo, quando Lars Magnus Ericsson abriu uma loja para reparar equipamentos telégrafo. Atualmente, está presente em mais de 140 países, é considerada a maior fornecedora de sistemas móveis do mundo e suporta todos os principais padrões para comunicação móvel. Entre seus clientes, estão as maiores operadoras de telefonia móvel do mundo e cerca de 40% de todas as chamadas móveis são feitas por seus sistemas.

Ao comunicado, o mercado reagiu mal. Às 15h30, horário de Brasília, as ações da Ericsson estavam 19,86 euros, com queda de 23,52%. As da Nokia estavam 24,84 euros, com queda de 3,24%. % e as Alcatel-Lucent estavam 9,28 dólares, com queda 4,72%.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame