Exame logo 55 anos
Remy Sharp
Acompanhe:
seloNegócios

AB InBev aumenta oferta por SABMiller após queda da libra

A AB InBev informou que esta oferta aumenta em 53% o valor das ações na véspera do anúncio da intenção de compra, em setembro passado

Modo escuro


	SABMiller: a AB InBev, que comercializa marcas como Budweiser e Stella Artois, disse que se trata de sua oferta final para realizar uma fusão
 (Sean Gallup/Getty Images)

SABMiller: a AB InBev, que comercializa marcas como Budweiser e Stella Artois, disse que se trata de sua oferta final para realizar uma fusão (Sean Gallup/Getty Images)

D
Da Redação

Publicado em 26 de julho de 2016 às, 08h06.

A cervejaria AB InBev, de capital belga e brasileiro e líder mundial do setor, aumentou nesta terça-feira sua oferta por sua rival britânica SABMiller, compensando parcialmente a desvalorização da libra esterlina provocada pelo Brexit.

A nova oferta é de 45 libras, uma a mais que na proposta anterior, por cada ação da SABMiller, disse em um comunicado a empresa com sede na cidade belga de Lovaina.

O valor de mercado da SABMiller, segunda cervejaria mundial, alcançaria, assim, 79 bilhões de libras (103 bilhões de dólares).

A AB InBev informou que esta oferta aumenta em 53% o valor das ações na véspera do anúncio da intenção de compra, em setembro passado. A empresa espera que esta aquisição lhe permita expandir seus mercados na África e na China.

Mas este valor continua sendo, de qualquer forma, inferior ao estimado pelos acionistas da SABMiller, que antes do Brexit resistiam à fusão/aquisição e avaliavam o preço da companhia em 121 bilhões de dólares.

A AB InBev, que comercializa, entre outras, as marcas Budweiser e Stella Artois, disse que se trata de sua oferta final para realizar uma fusão que seria a terceira mais importante da história.

A SABMiller disse que "toma nota" da nova oferta e que seu conselho de administração "consultará seus acionistas" antes de dar uma resposta.

A operação já recebeu o aval das autoridades de concorrência da UE, mas também exige a autorização das instâncias antimonopólio de cerca de quinze países.

A AB InBev aceitou uma série de concessões para obter a autorização da UE, entre elas a se desfazer da maioria dos negócios da SABMiller na Europa - incluindo as marcas Foster's e Grolsch - e de se desvincular da cervejaria japonesa Peroni.

A nova oferta compensa em parte a desvalorização da libra após o referendo britânico de 23 de julho, favorável ao Brexit.

"O aumento (da oferta) custará à AB InBev 1,5 bilhão de libras, 2 bilhões de dólares adicionais, ao câmbio atual", indica uma nota do banco ING Bank.

"Mas se for comparada a oferta anterior a taxas de câmbio prévias ao Brexit (...) com a oferta maior às taxas de câmbio atuais, esta última representa na realidade (mais de) 3 bilhões a menos no valor", acrescentaram.

Juntos, a AB InBev e a SABMiller produzem mais de 60 bilhões de litros por ano, ou seja, três vezes mais que o atual número três mundial do setor, a holandesa Heineken.

Últimas Notícias

ver mais
Por que a espera no Starbucks é tão longa — e como a cafeteria global quer resolver o problema
seloNegócios

Por que a espera no Starbucks é tão longa?

Há 13 horas
Essa startup conecta atletas a bolsas de estudos. E acaba de receber R$ 1,6 milhão para expandir
seloNegócios

Essa startup conecta atletas a bolsas de estudos. E acaba de receber R$ 1,6 milhão para expandir

Há 19 horas
Hit em bairros nobres de SP, Cabana Burger aposta em franquias, mas quer evitar praça de alimentação
seloNegócios

Hit em bairros nobres de SP, Cabana Burger aposta em franquias, mas quer evitar praça de alimentação

Há 20 horas
Surdo aos 2 anos, ele criou um app usado por grandes empresas para contratar intérpretes de libras
seloNegócios

Surdo aos 2 anos, ele criou um app usado por grandes empresas para contratar intérpretes de libras

Há 21 horas
icon

Branded contents

ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

leia mais