A estratégia financeira que mudou o jogo: como a Nintendo fugiu da falência com esta tática
Descobrir sua especialidade e direcionar recursos financeiros para isso foi o que salvou a Nintendo do colapso e consagrou a empresa japonesa como uma referência mundial
Content Writer
Publicado em 10 de setembro de 2024 às 05h00.
Videogames. É assim que a maioria das pessoas resume a Nintendo. Mas a empresa que se tornou um gigante dos jogos eletrônicos nasceu numa época em que essa tecnologia nem mesmo existia. Foi em 1889, vendendo baralhos de hanafuda, tradicionais do Japão, que a companhia apareceu no mercado.
Essa estratégia exigiu que a empresa direcionasse grandes investimentos para produtos que não trouxeram o retorno esperado. Em companhias de todos os tipos isso pode trazer prejuízos quase irreversíveis. E esse até poderia ter sido o destino da Nintendo. Mas uma nova tática financeira mudou o jogo.
Cuidado com as finanças garantiu era de ouro
Apesar da diversificação do portfólio ser uma prática comum em negócios que buscam mitigar riscos, essa não foi uma boa estratégia para a Nintendo. Enquanto os jogos de cartas perdiam a popularidade, as outras alternativas de serviços e produtos também não apresentavam resultados promissores.
Com o fracasso dessas iniciativas, a sustentabilidade da corporação começou a ser ameaçada. Foi preciso mudar o modelo de negócios e rever as finanças corporativas . E tudo começou com uma análise cuidadosa do portfólio.
A empresa identificou que o setor de entretenimento digital, em especial os jogos eletrônicos, tinha um potencial muito maior e decidiu concentrar seus recursos e esforços nessa área. Em 1974, o Magnavox Odyssey, um dos primeiros consoles de uso pessoal, foi lançado pela empresa no Japão.
Em seguida, foi a vez de fazer uma gestão estratégica de ativos e investir em áreas que apresentassem maior potencial de retorno. Não à toa, após isso, o lançamento de eletrônicos deslanchou. Em 1977, por exemplo, a Nintendo lançou o Color TV-Game, uma ideia primitiva dos videogames domésticos.
A estratégia de alocar capital no desenvolvimento de produtos no setor de jogos e abandonar os investimentos em setores não rentáveis seguiu nos anos seguintes. Isso permitiu à companhia melhorar a rentabilidade e a eficiência operacional, reduzindo desperdícios e maximizando os retornos.
Após olhar para dentro e rever suas finanças, a Nintendo estava preparada para a era de ouro dos videogames nos anos de 1980. Foi nesse período que nasceu o primeiro grande sucesso comercial da empresa: o Family Computer, que trazia clássicos como Super Mario Bros, The Legend of Zelda e Metroid.
E o que isso tem a ver com finanças corporativas?
Dominar as finanças permitiu à Nintendo reverter desafios financeiros através de uma estratégia focada e bem planejada. Em poucos anos, a empresa conseguiu sair de uma crise e retomar a posição de empresa bem-sucedida.
Para especialistas, o resultado positivo da marca pode ser atribuído à boa análise financeira combinada com gestão estratégica de portfólio e inovação.
Com foco em preparar profissionais para liderar esse tipo de transformação, a EXAME apresenta o Pré-MBA em Finanças Corporativas , um treinamento de quatro aulas que terá seu acesso liberado por apenas R$ 37.
As aulas serão apresentadas por Marcelo Desterro, mestre em Finanças pelo ITA, com experiência como CFO em empresas de capital aberto, startups e multinacionais.
Veja, abaixo, por que fazer o treinamento:
- 4 aulas online
- Certificado de participação
- Tira-dúvidas ao vivo
QUERO PARTICIPAR DO PRÉ-MBA EM FINANÇAS CORPORATIVAS
*Este conteúdo é apresentado por Faculdade EXAME