Acompanhe:
seloNegócios

5 treinamentos inusitados promovidos pelas empresas

Como a Natura, Vivo, Mercedes-Benz, Itaú Unibanco e Atlantica Hotels saem da rotina para treinar em seus funcionários

Modo escuro

Continua após a publicidade
EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

D
Daniela Barbosa

Publicado em 5 de março de 2012 às, 08h35.

São Paulo – Esqueça as apresentações em Power Point, os questionários de autoconhecimento e as dinâmicas em grupo. É fato que, cada vez mais, as empresas estão investindo em treinamentos para formar seus funcionários, mas é fato também que, cada vez mais, elas procuram inovar na hora de ensinar. E, para isso, vale tudo: de meditação a aulas de culinária.    

“Investir em pessoas é estratégico, pois funcionários engajados trazem resultados positivos”, afirmou Mauro Mercadante, diretor do LAB SSJ, consultoria especializada em educação corporativa. E se o investimento puder vir somado a uma dose de prazer e diversão, melhor ainda.

“Já treinamos mais de 60.000 profissionais  e, cada vez mais, temos desenvolvidos atividades que fogem do comum para capacitar pessoas”, disse Daniel Orleans, sócio-diretor da consultoria Affero, que conta com clientes como a Vivo.

Além da operadora de telefonia, empresas como Mercedes-Benz, Itaú Unibanco, Natura e Atlantica Hotels  também gostam de inovar na hora de ensinar seus funcionários. Veja, a seguir, cinco treinamentos inusitados dados por elas:

Vivo

Já que é para ensinar, que seja da maneira mais divertida possível. Esse tem sido o discurso cada vez mais utilizado pela área de treinamentos da Vivo.

O mais recente, dado a um grupo de 40 líderes da companhia, abordava as competências essenciais de um bom chef de cozinha e como elas também poderiam ser importantes para a rotina de cada um dos executivos da Vivo.

“Foco em resultado, planejamento, trabalho em equipe, inovação, entusiasmo e relacionamento interpessoal são algumas das características comuns às duas realidades”, afirmou Daniela Dantas, gerente de capacitação comercial da Vivo.


O treinamento foi comandado por uma conceituada chef de cozinha, Rô Gouvêa. Nele, os líderes da Vivo tiveram que preparar o próprio jantar, mas com certo grau de dificuldade, como tempo para preparar os pratos e ingredientes limitados.

“O resultado final do treinamento foi muito positivo, pois conseguimos ensinar e ao mesmo tempo divertir nossos funcionários”, disse Daniela.

Mercedes-Benz

A Mercedes-Benz é outra companhia adepta a treinamentos não muito convencionais.

No ano passado, por exemplo, no encontro anual de executivos da montadora, cerca de 450 gestores foram obrigados a encenar uma peça de teatro, com direito a figurino e artistas profissionais para orientá-los.

“Os roteiros das peças foram criados a partir de problemas pontuais da companhia e os executivos tinham que propor soluções. A atividade serviu para quebrar o gelo deixá-los mais à vontade”, disse Eduardo Ushiro, gerente da área qualificação e treinamento de RH, da Mercedes.

Natura

Se a Natura tivesse um sinônimo, ele seria zen. E é com esse foco que a companhia vem desenvolvendo alguns dos treinamentos dados aos seus funcionários.

No final do ano passado, foi criado um programa de prática de vida integral, que trata do aspecto emocional, cognitivo e espiritual.

“Estamos trabalhando com alguns de nossos profissionais a teoria da integralidade, para mostrar a eles que todas as suas ações estão interligadas”, afirmou  Claudia Pellegrino, responsável pelo treinamento.

O treinamento, que ainda está no primeiro módulo, é dado em um hotel no interior de São Paulo, onde além de palestras, “são ensinadas práticas de meditação, postura e atividades que façam com que as pessoas enxerguem seu eu no outro”, disse Claudia.


Apenas 110 funcionários Natura participaram até o momento do projeto, mas segundo Claudia, os colaboradores passaram a ser mais engajados com si mesmos e com as outras pessoas. “Esse treinamento foca no autoconhecimento, e trabalha a importância de estarmos  engajados conosco e com o próximo”, disse.

Atlantica Hotels

Na última convenção anual da Atlantica Hotel, um ex-piloto de caça americano foi convocado para ensinar aos colaboradores práticas de execução impecável.

Mais de 330 executivos da rede participaram do workshop, liderado por Jim Murph, fundador e CEO da Afterburner, e outros experientes pilotos de caça e consultores.

No evento interativo e multimídia, "Murph" e sua equipe utilizaram aprendizagem experiencial e palestras informativas para ensinar os executivos da Atlantica como os pilotos de caça se esforçam para conseguir uma execução perfeita em cada missão única.

O programa enfatiza os aspectos de planejamento, com o método de execução impecável. O foco era ensinar os participantes como melhorar a comunicação, dinâmica de grupo, programas de desenvolvimento de gestão de tarefas, avaliação da ameaça e liderança.

Itaú Unibanco

Muitos dos treinamentos dados pelo o Itaú Unibanco têm foco na qualidade de vida de seus funcionários. E há pelo menos cinco anos, o banco oferece aos seus funcionários gestantes e parceiros o curso Bebê a bordo.

O treinamento, que nada tem a ver com a rotina de um banco, aborda os principais aspectos desse momento – das questões psicológicas e dinâmica da família aos detalhes sobre nutrição, parto, pós-parto, aleitamento e primeiros cuidados com o bebê - para que a gestante e o parceiro sintam-se mais seguros nessa jornada.

Desde 2007, o Itaú oferece o curso. Cerca 3500 funcionários já passaram por ele.

Últimas Notícias

Ver mais
Crédito puxa BB, Caixa e Itaú, e lucro dos 5 maiores bancos vai a R$ 107,5 bi em 2023
seloMercados

Crédito puxa BB, Caixa e Itaú, e lucro dos 5 maiores bancos vai a R$ 107,5 bi em 2023

Há 13 horas

Depois do "back to basics", CVC mira 2 mil lojas
Exame IN

Depois do "back to basics", CVC mira 2 mil lojas

Há 18 horas

Pratique seu speaking com Inteligência Artificial
seloCarreira

Pratique seu speaking com Inteligência Artificial

Há 19 horas

MELHORES E MAIORES 2024: inscrições estão abertas
seloNegócios

MELHORES E MAIORES 2024: inscrições estão abertas

Há um dia

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais