Exame Logo

10 importantes notícias de negócios da semana

Entre os destaques, as empresas X, de Eike Batista, foram as que mais estiveram em evidência no período

OSX, de Eike, dá calote (Fred Prouser / Reuters)

Daniela Barbosa

Publicado em 30 de junho de 2013 às 08h36.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h33.

São Paulo - A semana para as empresas X, de Eike Batista, não foi nada fácil. Segundo a imprensa noticiou, a OSX, estaleiro do grupo EBX, soma dívida de 500 milhões de reais com a espanhola Acciona. A companhia negou a pendência. Outra notícia que circulou nesta semana foi a possível divisão da EBX. A ideia é que as companhias X deixem de ser interligadas para facilitar a venda de parte de algumas operações. O empresário estaria tentando vender ativos de carvão da CCX e de ouro da AUX, além de participação na produtora de minério de ferro MMX.

  • 2. Itaú e BMG compram BMG Seguradora

    2 /11(Wikimedia Commons)

  • O Itaú Unibanco e o BMG anunciaram, na quinta-feira, a compra da BMG Seguradora por 85 milhões de reais, o equivalente a 100% das ações da companhia. A aquisição da empresa de serviços financeiros foi feita por meio da joint venture Itaú BMG Consignado, formado pelos dois bancos em junho do ano passado. De acordo com comunicado, a BMG Seguradora gerou 62,6 milhões de reais em volume de prêmios retidos durante o ano de 2012.

  • 3. GP compra parte da Beleza Natural

    3 /11(Divulgação)

  • O fundo GP Investiments, uma das maiores gestoras de fundos de private equity do país, comprou uma participação minoritária na rede da rede de salões de beleza e fabricante de cosméticos Beleza Natural, com sede no Rio de Janeiro. A empresa, que faturou cerca de 150 milhões de reais em 2012, tem mantido uma média de crescimento em torno de 30% nos últimos anos ao mirar em tratamentos para cabelos cacheados e ondulados.

  • 4. Azul nega interesse na TAP e JetBlue

    4 /11(Divulgação)

    O fundador da companhia aérea Azul, David Neeleman, negou que tenha qualquer plano de comprar a portuguesa TAP e a JetBlue, fundada por ele.
    Rumores indicavam que Neeleman negociava uma parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para comprar as duas empresas e formar uma gigante da aviação. Segundo o empresário, ele nunca discutiu a possibilidade de comprar a JetBlue com o BNDES. "Meu foco está 100% em abrir o capital da Azul", afirmou à imprensa.
  • 5. McDonalds será rede do Papa

    5 /11(Justin Sullivan/Getty Images)

    O McDonald’s fechou um acordo com a Igreja Católica para ser o restaurante oficial da Jornada Mundial da Juventude, que espera reunir 2 milhões de pessoas no Rio, no próximo mês, para acompanhar a visita do Papa Francisco ao país. A informação é da coluna Radar Online, de Veja. Segundo a coluna, os participantes do evento ganharão um cartão especial com o qual poderão comprar lanches no restaurante. A rede teria desenvolvido, até, um “combo do peregrino”, composto por sanduíche mais acompanhamentos.
  • 6. Ford vai produzir caminhão global no Brasil

    6 /11(Divulgação)

    A Ford lançou, nesta semana, o primeiro caminhão global da marca, o Cargo extra pesado, que será produzido no Brasil.
    O Cargo extra pesado começou a ser fabricado na última terça-feira, na unidade da montadora no ABC paulista. O modelo foi desenvolvido no Brasil em parceria com a unidade da Ford da Turquia, onde também começou a ser produzido neste ano.
  • 7. Magazine Luiza vende parte de CD

    7 /11(Reprodução)

    O Magazine Luiza anunciou nesta semana que assinou um contrato de venda da sua participação de 76,7% no centro de distribuição (CD) localizado no município de Louveira (SP) para o Fundo Kinea pelo valor de R$ 205,5 milhões.
    Conforme comunicado, 90% desse valor foi pago à vista e os restantes 10% ficarão retidos numa conta vinculada até o cumprimento de certas condições precedentes.

  • 8. Amsia chega ao Brasil

    8 /11(Divulgação)

    Nesta semana, o governo de Sergipe e a Amsia Motors assinaram protocolo para instalação de uma unidade da montadora no estado nordestino. Os investimentos previstos giram em torno de 1 bilhão de reais. A Amsia atua por meio de parcerias com montadoras chinesas, mas é controlada por um grupo árabe. Com uma linha de produção que abrange diversos segmentos de automóveis, além de ônibus e caminhões, a montadora planeja fabricar, no Brasil, carros híbridos e elétricos. Os planos são de gerar aproximadamente 4.000 empregos diretos.
  • 9. Avianca pode comprar aviões Embraer

    9 /11(Wikicommons)

    A Avianca está negociando com a Embraer a compra de aviões da fabricante brasileira.

    "Estamos conversando seriamente e, se o produto for como nos foi apresentado, existem grandes chances de em um futuro próximo termos aviões da Embraer voando na Avianca",  o presidente da empresa, José Efromovich.

    Ele não revelou qual modelo de aeronave estaria negociando, mas disse ter feito um pedido particular que fez à fabricante brasileira de aviões.
  • 10. Morre fundador da Glencore

    10 /11(Sebastian Derungs/AFP)

    O empresário Marc Rich, fundador da gigante  Glencore, morreu na última quarta-feira, aos 78 anos, na Suíça.
    Nascido em 1934, o financista foi um dos fundadores em 1974 da empresa que viria a se tornar a gigante de commodities Glencore, a princípio batizada de Richco. Em 1993, vendeu a Richco a seus parceiros, que rebatizaram a companhia de Glencore.
  • 11. Agora, veja 20 fotos de André Esteves, o banqueiro que pode salvar Eike

    11 /11(Alessandro Shinoda)

  • Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Negócios

    Mais na Exame