Negócios

10 frases para comemorar o Dia do Consumidor

Na próxima quarta-feira, 15, é comemorado o Dia do Consumidor; veja frases e mensagens para homenagear a clientela

Dia do Consumidor: veja frases para homenagear clientes (Thomas Barwick/Getty Images)

Dia do Consumidor: veja frases para homenagear clientes (Thomas Barwick/Getty Images)

Maria Clara Dias
Maria Clara Dias

Repórter de Negócios e PME

Publicado em 14 de março de 2023 às 14h00.

Última atualização em 15 de março de 2024 às 17h46.

Na próxima quarta-feira, 15, é comemorado o Dia do Consumidor. A data tem ganhado importância no calendário do varejo brasileiro como uma oportunidade para marcas e empresas ampliarem vendas no primeiro semestre, tradicionalmente carente de datas movimentadas como Black Friday e Natal — que acontecem nos últimos meses do ano.

Para atrair a uma grande leva de compradores, empresas estendem suas ações promocionais para além do Dia do Consumidor, atendendo também a toda a semana em que a data está inserida. A Semana do Consumidor, em 2023, vai de 13 a 17 de março.

Para além dos descontos e condições especiais de compra para os consumidores, a data também é uma oportunidade de homenagear a clientela, fidelizando uma base de clientes que faz os negócios — especialmente os de pequeno e médio porte — manterem suas vendas ao longo de todo o ano.

Para ajudar você, empreendedor, a homenagear o contingente de clientes que já acompanha a sua companhia há tempos e fazê-los sentir valorizados, a EXAME selecionou algumas mensagens para desejar Feliz Dia do Consumidor. São ideias de frases para o dia do consumidor que podem ser enviadas para sua base via e-mail, SMS e até mesmo WhatsApp. Veja algumas sugestões abaixo:

Mensagens em homenagem ao Dia do Consumidor

1. Nesta data, o nosso agradecimento é para você, que nos acompanha dia após dia. Feliz Dia do Consumidor!

2. Parabéns pelo seu dia e obrigado por estar conosco a todo momento!

3. Trabalhamos todos os dias para oferecer o melhor a você. Neste dia, agradeçemos pela parceria e confiança.

4. Desejamos a todos os nossos clientes um Feliz Dia do Consumidor. Obrigado por escolher nossos produtos e serviços!

5. Nosso compromisso sempre será com a sua satisfação e somos gratos por tê-lo conosco! Um Feliz Dia do Consumidor.

6. A sua preferência é nosso principal indicador de sucesso. Obrigado por confiar em nossos serviços. Um Feliz Dia do Consumidor!

7. Para nós, sua satisfação sempre será prioridade. Por isso, agradecemos por nos ajudar a ser a empresa que somos hoje. Feliz Dia do Consumidor!

8. Neste Dia do Consumidor, nos comprometemos a continuar entregando nosso melhor para atendê-lo! Obrigado pela parceria.

9. Queridos clientes, vocês nos motivam dia após dia a dar o nosso melhor para atendê-lo. Muito obrigado!

10. Neste Dia do Consumidor, preparamos ofertas exclusiva para você, que confia em nossos produtos e serviços. Aproveite!

Quando é a Semana do Consumidor

A edição deste ano começa nesta segunda-feira, 13, e segue até a sexta, 17. Algumas marcas como a Via, dona da Casas Bahia e Ponto, optaram por antecipar e oferecem descontos desde o dia 8 de março. Confira também promoção de celular.

Qual é a origem do Dia do Consumidor

A data faz referência ao Dia do Consumidor, comemorado em 15 março. A história começa há mais de seis décadas e tem origem nos Estados Unidos.

Em 15 de março de 1962, o presidente americano John Kennedy fez um discurso em falou sobre os ganhos e contribuições que uma relação justa entre empresas e consumidores podem oferecer.

O pronunciamento reverberou ao longo do tempo e, 21 anos depois, em 1983, a data passou a ser comemorada mundialmente como o dia do consumidor.

Como a semana do consumidor ganhou relevância no Brasil

No Brasil, a discussão sobre direitos do consumidor ganhou relevância a partir dos anos 90, com a entrada em vigor do Código de Defesa do Consumidor, de 1990. O documento estabeleceu regras e orientações que os consumidores deveriam adotar caso se sentissem lesados ao realizar uma compra.

A partir desta lei, os estados e municípios tiveram amparo legal para criar órgãos dedicados às reclamações de consumidores, os Procons.

Nos últimos anos, a data começou a receber um novo apelo no país, com marcas ampliando os esforços para torná-la cada vez mais importante no calendário de ações promocionais. Uma forma de parabenizar os clientes e, ao ao mesmo tempo, fortalecer os negócios.

Acompanhe tudo sobre:Dia do ConsumidorPMEsAtendimento a clientes

Mais de Negócios

Inteligência Artificial no Brasil: inovação, potencial e aplicações reais das novas tecnologias

Mundo sem cookies: as big techs estão se adequando a uma publicidade online com mais privacidade

Ligadona em você: veja o que aconteceu com a Arapuã, tradicional loja dos anos 1990

A empresa inglesa que inventou a retroescavadeira vai investir R$ 500 milhões no Brasil — veja onde

Mais na Exame