Zona do euro: produção industrial cai 0,9% em setembro
Essa é a maior queda desde março de 2009
Da Redação
Publicado em 12 de novembro de 2010 às 09h28.
Frankfurt - A produção industrial da zona do euro caiu 0,9% em setembro em relação a agosto, a maior queda desde março de 2009, segundo dados divulgados pela agência de estatísticas da União Europeia, Eurostat.
Em comparação a setembro do ano passado, a produção subiu 5,2% na zona do euro, a menor alta desde fevereiro deste ano. Economistas ouvidos pela Dow Jones esperavam alta de 0,3% na produção, na comparação mensal, e elevação de 7,3%, na comparação anual.
O dado de agosto foi revisado para alta mensal de 1,1% da produção e elevação anual de 8,4%, de aumento de 1% e 7,9%, respectivamente.
Os números mais fracos de setembro sugerem persistir as dificuldades em países que enfrentam déficit excessivo e aplicaram medidas econômicas de austeridade para reduzir tal fardo. Na Grécia, a produção industrial caiu 5,4% em setembro em comparação a agosto, enquanto Portugal e Espanha reportaram queda mensal na produção de 4,7% e 1,5%, respectivamente. Em relação a setembro do ano passado, a produção industrial da Grécia caiu 7,6%.
Na Alemanha, a produção industrial caiu 0,8% em setembro frente a agosto; a França ficou estável no mesmo período. Em relação a setembro do ano passado, a produção industrial alemã subiu 8,3%. As informações são da Dow Jones.