Washington recebe Sandy sem transporte público

As dependências do governo federal avisaram que fechariam, pelo menos, durante toda segunda-feira e a Prefeitura também cessou sua atividade

Washington – A capital dos Estados Unidos pôs hoje em funcionamento grandes medidas de prevenção para receber o furacão Sandy, com o fechamento da maioria das escolas e universidades, assim como dos serviços de transporte público, que não estão operando desde meia-noite.

Por sua parte, as dependências do governo federal avisaram que fechariam, pelo menos, durante toda segunda-feira e a Prefeitura também cessou sua atividade.

A cidade amanheceu sob uma chuva constante e um forte vento, e por isso, já desde a primeira hora da manhã, oferecia um aspecto desértico, com as grandes avenidas do centro vazias e muitas lojas fechadas.

Ao contrário da maioria dos edifícios oficiais da capital, a Corte Suprema de Justiça dos EUA abriu hoje apesar do furacão, algo que não se repetirá amanhã.

”Estas tempestades são raras na área de Washington. Acho que vai ser uma das piores que jamais vivi”, disse à Agência Efe Emannuel Dollo, um dos poucos transeuntes que se protegiam da tempestade sob as marquises dos grandes edifícios do centro.

As medidas de prevenção perante Sandy começaram a ser sentidas vários dias antes e, durante o fim de semana passado, muitos moradores da capital lotaram os supermercados na busca por mantimentos.

”Ontem comprei água e um pouco de comida por via das dúvidas. Também carreguei o celular e outros aparelhos eletrônicos”, contou Dollo.

Sem transporte público, os táxis se tornaram o único transporte não privado que opera na cidade, o que os taxistas aproveitaram para subir os preços e fixar uma taxa de US$ 15 por viagem.

Por outra parte, a votação antecipada para as eleições presidenciais do próximo dia 6 de novembro no próprio Distrito de Columbia e no contíguo estado de Maryland, que tinha iniciado nos dias 22 e 27 de outubro respectivamente, também foi suspensa durante toda a segunda-feira e dependerá da evolução da tempestade para que seja retomada.

Apoie a Exame, por favor desabilite seu Adblock.