Volta ao mundo em 15 imagens da última semana - 22/11
Confira nesta galeria imagens de alguns dos fatos mais marcantes desta semana em todo o planeta
Gabriela Ruic
Publicado em 22 de novembro de 2014 às 06h00.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h58.
São Paulo – A cidade de Buffalo ( EUA ), foi atingida por uma pesada tempestade. Em apenas três dias, a frente fria chegou a despejar uma quantidade de neve equivalente ao acumulado de um ano inteiro. Em algumas regiões, a nevasca atingiu até 2,4 metros de altura. Do outro lado do mundo, primeiro ministro japonês Shinzo Abe dissolveu a câmara baixa do parlamento do país, dando fim ao mandato de 480 deputados e antecipando em dois anos as eleições no país. No México , a população continua nas ruas em protestos por conta do sumiço dos 43 estudantes de Ayotzinapa. Veja imagens destes e de outros fatos que marcaram a semana no mundo.
No final desta semana, o primeiro ministro do país, Shinzo Abe, dissolveu a câmara baixa do parlamento japonês. Segundo a agência Reuters, a atitude tem como base as dificuldades que Abe enfrenta para aprovar suas estratégias econômicas que estão há dois anos em implementação. O primeiro-ministro e seu plano estão enfrentando cada vez mais críticas, especialmente depois que vieram à tona dados inesperados e que mostraram que o Japão encontra-se em recessão.
Durante esta semana, protestos contra o sumiço dos 43 estudantes de Ayotzinapa ganharam novas proporções: tomaram as ruas da principal cidade do país, a cidade do México, e foram marcados por conflitos entre manifestantes e as forças policiais. A principal reinvindicação do grupo é a renúncia do presidente Enrique Peña Nieto. O caso dos jovens desaparecidos se tornou uma das principais crises do governo de Nieto. As investigações já prenderam mais de 70 pessoas, entre policiais, membros do cartel Guerreros Unidos e até o prefeito de Iguala, cidade do crime, e sua esposa.
Na Sibéria, um grupo de cientistas investiga o surgimento de uma cratera no norte da região. O grupo desceu mais de 16 metros e se deparou com um lago congelado no interior do local. Ainda não há consenso acerca da origem desta cratera, que foi notada pela primeira vez em imagens aéreas capturadas em junho de 2014.
Um policial israelense se posiciona na fronteira entre Israel e a Cisjordânia durante confrontos entre as forças do país e jovens palestinos que protestavam na região por conta dos conflitos recentes que aconteceram na esplanada das mesquitas em Jerusalém. O local é considerado sagrado por muçulmanos e judeus.
No Rio de Janeiro, um encontro histórico entre mascotes de diferentes Jogos Olímpicos foi registrado: é a primeira vez que os personagens de eventos anteriores se encontram no local que sediará o próximo evento esportivo e antes mesmo da primeira aparição oficial da novamascote. Da esquerda para a direta estão Fu Niu Lele (Pequim 2008), Wenlock (Londres 2012), Misha (Moscou 1980), Mandeville (Londres 2012) e Athena (Atenas 2004).
Em Sevilha, autoridades da Espanha e a população local prestam suas homenagens para a duquesa de Alba, que morreu nesta semana aos 88 anos. Ela era a aristocrata com o maior número de títulos em todo o planeta. Era conhecida pelo comportamento excêntrico e sua agitada vida social.
Em Nova York, o Google se tornou a primeira empresa alugar o que é considerado o maior e mais caro outdoor do mundo. Localizada na Times Square, a peça custa 2,5 milhões de dólares por mês, tem 23,74 metros de altura e mais de 100 metros de largura. Estima-se que mais de 400 mil pessoas passem pela região todos os dias.
É preso o guru indiano Satguru Rampajli Maharaj. Acusado de desacato por um tribunal do país, passou duas semanas cercado por mais de 10 mil seguidores, que tentaram evitar a aproximação dos policiais. De acordo com autoridades, ao conseguirem entrar no centro espiritual onde o guru estava escondido, foram encontradas centenas de mulheres e crianças sendo usadas como escudo humano. Durante as tentativas de prisão, 450 pessoas foram presas e seis morreram, inclusive uma criança de 18 meses.
Na Holanda, uma escavadeira é usada para destruir os ovos e restos de aves em um contêiner. Os animais eram de uma fazenda na qual foi detectada a presença de uma variedade da gripe aviária.
Em Jerusalém, o governo do país retaliou a família de Abdel Rahman al-Shaludi, que atropelou no mês passado um grupo de passageiros que aguardava pelo trem em uma estação da cidade. Na ocasião, um bebê de três meses morreu. Como resposta, foi autorizada a destruição do lar no qual seus familiares viviam na madrugada de sexta-feira. Autoridades israelenses anunciaram que vão passar a demolir as casas de todas as pessoas que estiverem envolvidas em atos terroristas.
Começam os trabalhos de reconstrução da histórica biblioteca Mackintosh, na cidade de Glasgow. O local, considerado um dos maiores exemplares da art noveau, foi destruído em um incêndio que aconteceu em março. Especialistas dizem que há possibilidade de recuperaração do prédio e alguns dos itens que lá se encontravam.
O líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, visita uma base da força aérea do país para receber uma honraria. Nos últimos meses, vieram à tona especulações sobre o estado de saúde da autoridade por conta do seu sumiço repentino dos holofotes.
Em Ferguson, a população local segue protestando por conta da morte do jovem negro Michael Brown, 18 anos, por Darren Wilson, um policial branco. Atualmente, o policial que o matou encontra-se em julgamento. Segundo depoimentos de policiais, Brown e Wilson teriam brigado dentro da viatura e o jovem teria tentado roubar a arma. Testemunhas, contudo, dizem que o adolescente estava desarmado e tinha levantado as mãos em sinal de rendição quando levou os tiros.
Na Síria, a semana foi marcada por confrontos violentos entre tropas do país e os jihadistas do Estado Islâmico. Seis soldados do exército sírio foram executados pelo EI, pois foram acusados de pertencerem a outros grupos rebeldes. Enquanto isso, uma mulher holandesa conseguiu viajar até o país para resgatar sua filha, de apenas 18 anos, que havia deixado a Europa para se casar com um mebro do EI.