Venezuelanos fazem bloqueio com carros contra falta de gasolina
A Venezuela, que tem a gasolina mais barata do mundo, vem sofrendo com a falta de combustível nos últimos meses, o que agrava a crise no país
Reuters
Publicado em 21 de setembro de 2018 às 17h24.
San Cristóbal - Dezenas de venezuelanos travaram a cidade andina de San Cristóbal nesta sexta-feira bloqueando ruas com seus carros para protestar contra a falta de gasolina, que aumenta o sofrimento dos cidadãos do país-membro da Opep já desgastado pela crise.
"Estamos aqui desde a noite de terça-feira esperando um caminhão de entrega, e é inaceitável para nós estar implorando por gasolina em um país rico em petróleo", disse Maria Auxiliadora Prato, de 68 anos, que interrompeu uma das principais avenidas da cidade com seu carro.
Mais tarde, soldados da Guarda Nacional fizeram os manifestantes retirarem seus veículos do meio da rua, mas venezuelanos revoltados usaram galhos, garrafas, pneus e latas de lixo para deter o tráfego.
"Tivemos que levar nossos travesseiros para o carro para poder dormir durante uma espera de três dias por 40 litros de gasolina", contou o manifestante Cesar Mendez, de 41 anos, perto de um fila de centenas de carros que esperavam por combustível.
"Não temos dinheiro para comer a carne que o presidente come", disse Mendez, que aparentava cansaço, em referência ao jantar caro do presidente Nicolás Maduro em um restaurante do chef "Salt Bae" em Istambul, Turquia, neste mês.
A Venezuela, que tem a gasolina mais barata do mundo, vem sendo assolada pela escassez intermitente de combustível nos últimos meses, já que sua indústria petrolífera sofre com a baixa produção e refinarias problemáticas.