Exame Logo

Venezuela retirará soldados acampados na fronteira com a Colômbia

Presidente da Colômbia Juan Manuel Santos disse que a incursão de 70 soldados venezuelanos na província de Arauca foi "totalmente inaceitável"

Nicolás Maduro: países vizinhos irão trabalhar juntos por meio da diplomacia até a situação se normalizar na fronteira (Marco Bello/Reuters)
R

Reuters

Publicado em 24 de março de 2017 às 09h07.

Bogotá - O presidente da Venezuela , Nicolás Maduro, irá retirar os soldados venezuelanos que montaram um acampamento do lado colombiano da fronteira entre os dois países, disse o presidente da Colômbia , Juan Manuel Santos, na quinta-feira.

Discursando na televisão, Santos disse que a incursão de cerca de 70 soldados venezuelanos na província de Arauca foi "totalmente inaceitável".

Veja também

"Acabei de falar com o presidente Maduro", disse. "Ele me garantiu que ordenou a retirada das tropas do território colombiano".

Os vizinhos irão trabalhar juntos por meio da diplomacia até a situação se normalizar na fronteira, afirmou Santos, acrescentando que foi informado da incursão na quarta-feira.

Mais tarde, a ministra venezuelana das Relações Exteriores, Delcy Rodríguez, disse que a manobra se explica pelo fato de o rio Arauca ter mudado de curso devido às chuvas.

"Nesta área, a rota do rio muda com o transbordamento do rio", justificou Rodríguez, acrescentando que diplomatas das duas partes irão se reunir em breve.

As relações entre os dois países sul-americanos estão tensas há anos. A Venezuela fechou a divisa várias vezes para conter contrabandistas, e em 2015 deportou centenas de colombianos que acusou de atividades criminosas.

Acompanhe tudo sobre:ColômbiaVenezuela

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame