Exame Logo

Uruguai rejeita pedido de asilo do ex-presidente peruano Alan García

García estava na embaixada do Uruguai em Lima desde 17 de setembro, com um amparo provisório enquanto o caso era estudado

Governo do Uruguai rejeitou o pedido de asilo do ex-presidente perano, Alan García (Mariana Bazo/Reuters)
E

EFE

Publicado em 3 de dezembro de 2018 às 13h23.

Montevidéu - O governo do Uruguai rejeitou o pedido de asilo do ex-presidente perano, Alan García, informou nesta segunda-feira o presidente uruguaio Tabaré Vázquez.

García estava na embaixada do Uruguai em Lima desde 17 de setembro, com um amparo provisório enquanto o caso era estudado.

Veja também

A decisão tomada pelo presidente do Uruguai e pelo ministro de Relações Exteriores do país, Rodolfo Nin Novoa, se baseou em "considerações estritamente jurídicas" e no extenso relatório enviado pelo governo peruano, de cerca de mil páginas. Além disso, Vázquez indicou à imprensa, que o caso "não é perseguição política" e acrescentou que "os três poderes do Estado operam de forma autônoma e livre no Peru, especialmente o Poder Judiciário".

García é investigado no escândalo de pagamento de propinas da Odebrecht . Como mora em Madri desde 2016, no sábado, ele foi proibido por um juiz de sair do Peru por 18 meses, enquanto as investigações acontecem. O ex-presidente concordou, mas horas depois solicitou asilo diplomático ao Uruguai argumentando perseguição política.

Acompanhe tudo sobre:DiplomaciaNovonor (ex-Odebrecht)PeruUruguai

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame