UE anuncia 10 bilhões de euros em investimentos no Sudeste Asiático

União Europeia está avaliando alocar fundos extras para ajudar as empresas europeias a lidar com os altos preços dos combustíveis e conter uma onda de subsídios americanos

Singapura: União Europeia vai investir 10 bilhões no Sudeste Asiático (Leungchopan/Getty Images)

Singapura: União Europeia vai investir 10 bilhões no Sudeste Asiático (Leungchopan/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 15 de dezembro de 2022 às 07h26.

Os líderes da União Europeia receberam colegas da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean) em um aceno para a ascensão econômica da Ásia.

A interrupção do fornecimento de energia na Rússia afetou os mercados financeiros e alimentou a inflação, elevando o custo do consumidor de tudo, desde alimentos até aquecimento.

Junto com a busca de novas fontes de energia no exterior e em casa, a UE está avaliando alocar fundos extras para ajudar as empresas na Europa a lidar com os altos preços dos combustíveis e conter uma onda de subsídios americanos.

No topo da agenda estava um impulso para laços de infraestrutura mais profundos entre a UE e a Asean. A Europa anunciou 10 bilhões de euros (US$ 10,6 bilhões) para projetos da região da Asean sob seu programa "Global Gateway", que é uma espécie de resposta europeia à "Iniciativa Belt and Road" da China.

Ambos os lados também se concentraram na criação de mais energia limpa para combater a mudança climática e no aprofundamento das relações econômicas por meio de um maior comércio. Uma pressão da UE há mais de uma década para um acordo de livre comércio com a Asean como um todo deu lugar a acordos direcionados com membros individuais.

A UE negociou acordos comerciais com Cingapura e Vietnã e está conversando com a Indonésia sobre um acordo semelhante. As negociações europeias de livre comércio com Tailândia, Malásia e Filipinas estão suspensas.

Quer receber os fatos mais relevantes do Brasil e do mundo direto no seu e-mail toda manhã? Clique aqui e cadastre-se na newsletter gratuita EXAME Desperta.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaUnião Europeia

Mais de Mundo

Milei anuncia primeiro superávit trimestral da Argentina desde 2008

Ordem judicial retira da oposição venezuelana o controle de um de seus maiores partidos

Equador captura líder criminoso foragido que ameaçou procuradora-geral

Polônia indica que poderia abrigar armas nucleares de outros membros da Otan para conter Rússia

Mais na Exame