Exame Logo

Twitter adverte Trump por "afirmações enganosas" sobre caixas de correio

O presidente havia dito que as caixas de correio não estão desinfetadas e havia também questionado a idoneidade do votação por correspondência

Donald Trump: apesar da advertência, o Twitter manteve a postagem do presidente por considerá-la de "interesse público" (Andrew Harrer-Pool/Getty Images)
EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 23 de agosto de 2020 às 15h35.

O Twitter inseriu uma advertência ao tuíte em que o presidente americano, Donald Trump , questionou a segurança de caixas de correio para os eleitores que votarão nas eleições de novembro . Na postagem, feita mais cedo, Trump afirmou que as caixas de correio não são higienizadas contra a covid-19.

"Colocamos uma advertência de interesse público nesse tuíte por violar nossa política de integridade civil ao fazer afirmações sanitárias enganosas que podem dissuadir as pessoas de participarem da eleição", afirmou a rede social através da conta oficial Twitter Safety. Apesar disso, o site considerou que "pode ser de interesse público" manter a postagem disponível.

Veja também

Além de afirmar que as caixas de correio não estão desinfetadas contra o vírus, Trump voltou a questionar a idoneidade do próprio processo de votação por correspondência. "Entre outras coisas, elas tornam possível que uma pessoa vote múltiplas vezes. Além disso, quem as controla, elas estão em áreas republicanas ou democratas?", escreveu. "Uma grande fraude", completou.

A campanha à reeleição do republicano tem afirmado que os votos pelo correio, que devem aumentar nas eleições deste ano com os eleitores evitando o comparecimento presencial às urnas, abrem margem para fraudes. Por outro lado, a campanha do democrata Joe Biden tem incentivado os eleitores para que façam o registro e votem pelo correio.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEleições americanasEstados Unidos (EUA)

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame