Mundo

Turismo na Turquia teve forte desaceleração por protestos

Após altas superiores a 10% em abril e maio, a chegada de visitantes em junho cresceu apenas 4,93%, menor crescimento em sete meses

Turistas na Mesquita Azul, em Istambul: turismo é um dos principais itens que ajudam a financiar o déficit em conta corrente do governo turco, uma das suas principais fraquezas (Bloomberg)

Turistas na Mesquita Azul, em Istambul: turismo é um dos principais itens que ajudam a financiar o déficit em conta corrente do governo turco, uma das suas principais fraquezas (Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de julho de 2013 às 12h59.

Istambul - A chegada de visitantes à Turquia teve em junho seu menor crescimento em sete meses, por causa dos protestos que sacudiram as principais cidades, embora o movimento em balneários litorâneos tenha sido bem menos afetado.

Após altas superiores a 10 por cento em abril e maio, a chegada de visitantes em junho cresceu apenas 4,93 por cento em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo dados divulgados na quinta-feira. Esse foi o menor crescimento desde novembro, indicando que a economia local foi impactada pelos protestos, que já praticamente terminaram.

O turismo é um dos principais itens que ajudam a financiar o déficit em conta corrente do governo turco, uma das suas principais fraquezas.

Segundo o Banco Central, os turistas trouxeram 22,8 bilhões de dólares para a Turquia nos 12 meses até o final de maio. Nesse período, o déficit em conta corrente ficou em 53,6 bilhões de dólares.

O turismo havia crescido 18 por cento em maio e 13 por cento em abril. Em junho -quando houve violentos confrontos entre policiais e manifestantes contrários ao governo de Tayyip Erdogan- o país recebeu apenas 4,07 milhões de visitantes.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaProtestosProtestos no mundoTurismoTurquia

Mais de Mundo

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal