Tufão cancela voos e provoca apagão na Coreia do Sul
Tormenta saiu da ilha de Okinawa, no Japão, e atingiu o centro da Coreia do Sul, tornando-se o mais forte em 15 anos a passar por Seul
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h38.
Seul - O tufão Kompasu, o mais forte dos últimos 15 anos a atingir Seul, varreu na madrugada desta quinta-feira a região central da Coreia do Sul, paralisando o tráfego aéreo e causando cortes de eletricidade, informaram as autoridades.
As escolas foram fechadas, enquanto a falta de energia bloqueou o transporte metropolitano.
A tormenta, que na terça-feira atingiu a ilha japonesa de Okinawa, chegou à costa ocidental da Coreia do Sul nas primeiras horas de quinta-feira e deve seguir agora para o Mar do Japão.
A maior parte da ampla rede de metrô de Seul ficou paralisada devido aos apagões, enquanto o tráfego de automóveis enfrentava a ausência de sinais e ruas bloqueadas pela queda de árvores.
A agência nacional de emergências revelou que quatro pessoas ficaram feridas e a agência de notícias Yonhap informou que um homem de 80 anos morreu na província de Chungcheong do Sul ao ser atingido por uma telha.
Todos os voos programados para antes das 09H00 local desta quinta-feira no Aeroporto Internacional Gimpo de Seul foram cancelados.
Leia mais notícias sobre a Coreia do Sul
Siga as notícias do site EXAME sobre Meio Ambiente e Energia no Twitter