Trump sugere cidade de fronteira para reunião com o líder norte-coreano
O presidente americano disse que seria mais simbólico realizar sua reunião com o líder norte-coreano nas Coreais do que em um terceiro país
AFP
Publicado em 30 de abril de 2018 às 10h59.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sugeriu nesta segunda-feira que a reunião de cúpula histórica com o líder norte-coreano Kim Jong Un aconteça na na localidade de Panmunjom, na Zona Desmilitarizada que divide a península coreana.
"Vários países estão sendo considerados para o ENCONTRO, mas a Casa da Paz/Casa da Liberdade, na fronteira entre Coreia do Norte e Coreia do Sul não seria mais representativa, importante e duradoura do que um terceiro país? Apenas perguntando!", escreveu Trump no Twitter sobre o encontro, previsto para junho.
A Casa da Paz na DMZ foi onde Kim e o presidente sul-coreano Moon Jae-in realizaram uma cúpula histórica na sexta-feira.
Kim, o primeiro líder norte-coreano a pisar no Sul desde o armistício de 1953 que implementou o cessar-fogo na guerra da Coreia, caminhou ao lado de Moon até a Casa da Paz.
Os preparativos para a cúpula Trump-Kim ganharam impulso com a promessa da Coreia do Norte de buscar a completa desnuclearização da península.
Seul afirma que a Coreia do Norte prometeu fechar seu local de testes nucleares e convidou especialistas em armas americanos para verificar o processo.
Kim também disse a Moon que o Norte não vai precisar de armas nucleares se os Estados Unidos prometerem não invadir o país, segundo fontes oficiais sul-coreanas.