Trump parabeniza Boris Johnson e diz que premiê "será ótimo"

Presidente americano teve relações tensas com a primeira-ministra britânica de saída, Theresa May, apesar de ter sido recebido para uma visita de Estado
Boris e Trump: presidente americano parabenizou o novo líder do Partido Conservador britânico e próximo primeiro-ministro do Reino Unido (Kevin Lamarque/Reuters)
Boris e Trump: presidente americano parabenizou o novo líder do Partido Conservador britânico e próximo primeiro-ministro do Reino Unido (Kevin Lamarque/Reuters)
R
Reuters

Publicado em 23/07/2019 às 10:09.

Última atualização em 24/07/2019 às 11:50.

Washington — O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, saudou nesta terça-feira a escolha de Boris Johnson como novo líder do Partido Conservador britânico e próximo primeiro-ministro do Reino Unido, em um possível sinal de relações mais próximas entre os dois aliados.

"Parabéns a Boris Johnson por se tornar o novo primeiro-ministro do Reino Unido. Ele será ótimo!", escreveu Trump em publicação no Twitter logo após a eleição de Johnson.

Trump teve relações tensas com a primeira-ministra britânica de saída, Theresa May, apesar de ter sido recebido para uma visita de Estado.

Os laços ficaram ainda mais tensos neste mês, após o vazamento de mensagens do então embaixador britânico em Washington com críticas a Trump. O enviado renunciou ao cargo após a revelação.

O presidente norte-americano elogiou várias vezes Johnson, um ex-prefeito de Londres e árduo defensor do Brexit que já foi comparado a Trump por sua abordagem combativa e não convencional.

Johnson era o favorito para vencer a eleição do Partido Conservador, apesar de uma vida particular polêmica e da reputação de mentiras e de falta de seriedade e disciplina. Ele substitui May, que deixa o cargo depois de não cumprir seu plano de deixar a União Europeia.