Mundo

Trump parabeniza Boris Johnson e diz que premiê "será ótimo"

Presidente americano teve relações tensas com a primeira-ministra britânica de saída, Theresa May, apesar de ter sido recebido para uma visita de Estado

Boris e Trump: presidente americano parabenizou o novo líder do Partido Conservador britânico e próximo primeiro-ministro do Reino Unido (Kevin Lamarque/Reuters)

Boris e Trump: presidente americano parabenizou o novo líder do Partido Conservador britânico e próximo primeiro-ministro do Reino Unido (Kevin Lamarque/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 23 de julho de 2019 às 10h09.

Última atualização em 24 de julho de 2019 às 11h50.

Washington — O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, saudou nesta terça-feira a escolha de Boris Johnson como novo líder do Partido Conservador britânico e próximo primeiro-ministro do Reino Unido, em um possível sinal de relações mais próximas entre os dois aliados.

"Parabéns a Boris Johnson por se tornar o novo primeiro-ministro do Reino Unido. Ele será ótimo!", escreveu Trump em publicação no Twitter logo após a eleição de Johnson.

Trump teve relações tensas com a primeira-ministra britânica de saída, Theresa May, apesar de ter sido recebido para uma visita de Estado.

Os laços ficaram ainda mais tensos neste mês, após o vazamento de mensagens do então embaixador britânico em Washington com críticas a Trump. O enviado renunciou ao cargo após a revelação.

O presidente norte-americano elogiou várias vezes Johnson, um ex-prefeito de Londres e árduo defensor do Brexit que já foi comparado a Trump por sua abordagem combativa e não convencional.

Johnson era o favorito para vencer a eleição do Partido Conservador, apesar de uma vida particular polêmica e da reputação de mentiras e de falta de seriedade e disciplina. Ele substitui May, que deixa o cargo depois de não cumprir seu plano de deixar a União Europeia.

Acompanhe tudo sobre:Boris JohnsonBrexitDonald TrumpReino UnidoTheresa May

Mais de Mundo

Pupilo de Mujica lidera as intenções de voto para eleições presidenciais no Uruguai

Kamala x Trump: democrata amplia vantagem, diz pesquisa do NYT

Hezbollah dispara mais de 100 mísseis contra Haifa e Galileia, detecta Israel

Receita operacional total de estatais chinesas sobe 1,4% de janeiro a agosto