Exame Logo

Trens na França sofrem ataques coordenados em dia de abertura das Olimpíadas

Organização falou que irá garantir transporte adequado às delegações para os locais das competições

Estima-se que os ataques possam ter afetado 800 mil pessoas ((Photo by Thibaud MORITZ / AFP))

Publicado em 26 de julho de 2024 às 06h13.

As linhas de trem da França foram alvo de vários atos de sabotagem, incluindo um incêndio criminoso nesta sexta-feira, 26, no que foi descrito como uma " ação coordenada " para interromper as viagens antes da cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris . São esperadas 320 mil pessoas ao longo do Rio Sena para acompanhar a festa.

A empresa estatal francesa SNCF chamou a interrupção durante a noite de um "ataque massivo com o objetivo de paralisar a rede de linhas de alta velocidade". Ainda não se sabe os motivos dos ataques.

Veja também

Em uma publicação no X, a SNCF disse que "um grande número de trens foi cancelado" e pediu a "todos que puderem para adiar sua viagem".

Estima-se que os ataques aos trens da França possam ter afetado 800 mil pessoas esperadas para o final de semana.

A ministra francesa dos Esportes e dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, Amélie Oudéa-Castera, disse que os ataques foram uma "sabotagem coordenada". Ela disse que os incidentes irão interromper as viagens desta sexta e do fim de semana, mas que a organização dos Jogos irá garantir "transporte adequado de todas as delegações para os locais de competição".

O Rémi Train Centre Val de Loire disse que as viagens em suas linhas ferroviárias seriam interrompidas até pelo menos segunda-feira em razão de um incêndio perto dos trilhos em Courtalain, norte da França, afetando os serviços para Paris.

Já o Eurostar, o serviço de trem de alta velocidade que conecta o Reino Unido à França, foi forçado a cancelar e desviar composições devido aos "atos coordenados de sabotagem" nas linhas francesas.

Em uma declaração à CNN, o Eurostar disse que os incidentes impactaram as viagens entre Paris e Lille, forçando a rede ferroviária a desviar viagens e estender os tempos das mesmas.

A França planeja mobilizar cerca de 35 mil policiais por dia durante as Olimpíadas, chegando a 45 mil para a abertura, disse um porta-voz do Ministério do Interior francês à CNN. Além disso, 10 mil soldados serão mobilizados na região de Paris - um esforço apoiado por 1.800 policiais de todo o mundo.

Acompanhe tudo sobre:Olimpíadas 2024Paris (França)França

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame