Mundo

Tremor de 5,3 graus atinge regiões chilenas

As regiões de Maule e do Bío-Bío no Chile foram atingidas por um tremor nesta sexta, mas não causou vítimas ou danos graves


	Sismo ocorreu às 8h local e seu epicentro se localizou no mar, cerca de 500 quilômetros ao sudoeste de Santiago
 (Thinkstock/tifonimages)

Sismo ocorreu às 8h local e seu epicentro se localizou no mar, cerca de 500 quilômetros ao sudoeste de Santiago (Thinkstock/tifonimages)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de julho de 2015 às 10h37.

Santiago - Um tremor de 5,3 graus na escala Richter atingiu nesta sexta-feira as regiões de Maule e do Bío-Bío, no centro e no sul do Chile, sem causar vítimas ou danos graves, de acordo com as autoridades.

O sismo ocorreu às 8h11 locais (8h11 em Brasília) e seu epicentro se localizou no mar, cerca de 500 quilômetros ao sudoeste de Santiago, na região do Bío-Bío, informou o Centro Sismológico Nacional, da Universidad de Chile.

Esse é o mesmo setor em que foi localizado o epicentro do terremoto de 8,8 graus que devastou seis regiões do Chile no dia 27 de fevereiro de 2010, com 526 mortes, 800 mil afetados e danos por US$ 30 bilhões.

O hipocentro esteve a 35,1 quilômetros de profundidade, acrescentou o órgão, enquanto o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) calculou em 5,4 graus na escala Richter a magnitude do terremoto e determinou seu hipocentro dez quilômetros sob a superfície.

Em tanto, o Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Armada (SHOÁ) indicou que as características do terremoto não possuem as condições para gerar um tsunami no litoral do Chile.

O Escritório Nacional de Emergência (Onemi) detalhou que na região de Maule o tremor foi percebido com uma intensidade de 4,0 graus na escala internacional de intensidade de Mercalli em Chanco e Pelluhue e de 3,0 graus em Cauquenes, Iloca, Linares e Talca, a capital regional.

Na região de Bío-Bío, a intensidade foi de 4,0 graus em Cobquecura e Chillán e de três em Concepción, a capital regional, Chiguayante, Hualpén e Talcahuano.

De forma preliminar, "não foram reportados danos a pessoas, alteração em serviços básicos ou em infraestruturas devido a esse terremoto", precisou a Onemi. 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaChileDesastres naturaisMeio ambienteTerremotos

Mais de Mundo

Fãs de Trump se reúnem em Milwaukee para lhe dar apoio: "precisa saber que é amado"

Biden pede que país 'reduza a temperatura política' e que evite o caminho da violência

Nikki Haley é convidada de última hora como oradora para convenção republicana

FBI crê que atirador que tentou matar Trump agiu sozinho e não pertence a grupo terrorista

Mais na Exame