Toyota deve superar GM como maior montadora do mundo
Estimativa de produção da japonesa a coloca como líder em 2007
Da Redação
Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.
A Toyota deve ultrapassar a General Motors como a maior montadora em todo o mundo no próximo ano, de acordo com planos revelados nesta sexta-feira (22/12) pela japonesa de produzir um recorde de 9,42 milhões de veículos.
Se concretizada, a tomada da liderança coincidirá com o 70º aniversário da Toyota. A GM, que tem sofrido com uma baixa demanda nos Estados Unidos, seu mercado doméstico, não revela as previsões de produção - estima-se que a montadora tenha totalizado 9,17 milhões de veículos neste ano, de acordo com o jornal britânico Financial Times.
"O mais importante é ser o líder na fabricação de carros, e isso só se alcança ao melhorar os produtos", disse o presidente da montadora, Katsuaki Watanabe. Segundo ele, superar a GM seria "simplesmente um resultado, e não uma meta".
No total, a montadora espera crescimento de 4% na produção em 2007, além de uma alta de 6% nas vendas globais, para 9,34 milhões de veículos. O motor do faturamento devem ser as vendas externas, especialmente nos Estados Unidos.