Mundo

Terremoto de 7,2 graus atinge o Peru e é sentido no Brasil

O terremoto foi registrado às 7h02, com epicentro na cidade de Ayaviri. Os tremores foram no Brasil, na região de Porto Velho em Rondônia, no Chile, no Equador e em Sucre, a capital da Bolívia

Peru: Em entrevista à rádio RPP, o diretor do IGP, Hernando Tavera, disse que devido a intensidade a população poderia se assustar (usgs/Reprodução)

Peru: Em entrevista à rádio RPP, o diretor do IGP, Hernando Tavera, disse que devido a intensidade a população poderia se assustar (usgs/Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de maio de 2022 às 12h27.

Última atualização em 26 de maio de 2022 às 12h49.

Um terremoto de 7,2 graus de magnitude atingiu o Peru, nesta quinta-feira, 26. Segundo informações do Serviço Geológico dos Estados Unidos, o temor ocorreu a uma profundidade de 212 km.

Segundo Instituto Nacional de Defesa Civil (Indeci), até o momento, não há relatos de danos ou vítimas. O terremoto foi registrado às 7h02, com epicentro na cidade de Ayaviri, próximo da fronteira com a Bolívia de Puno. Tremores foram sentidos no Brasil, na região de Porto Velho em Rondônia, no Chile, no Equador e em Sucre, a capital da Bolívia.

Segundo o Sismológico Nacional do Instituto Geofísico do Peru (IGP), o terremoto teve uma intensidade de 6,9 e alcançou uma profundidade de 240 quilômetros. Já o Centro Sismológico Mediterrâneo Europeu (EMSC) classificou o terremoto em magnitude 7 e o Instituto Geofísico do Equador reportou um tremor de magnitude 7,9 em Puerto Acosta, na Bolívia.

Autoridades peruanas anunciaram que devido à grande profundidade em que se produziu, o terremoto foi sentido nas regiões de Tacna (fronteira com Chile), Moquegua, Cusco e Arequipa.

https://twitter.com/ivabdavi/status/1529842188858929153?s=20&t=_mXLfv3XoTpN2OhBJTj6Yg

Em entrevista à rádio RPP, o diretor do IGP, Hernando Tavera, disse que devido a intensidade a população poderia se assustar. "Até agora, devido ao nível de intensidade na superfície trêmula, não deve causar nenhum tipo de dano, mas sim um susto", explicou. O Sistema de Alerta de Tsunami dos EUA disse que não havia alerta de tsunami.

O Peru fica localizado em uma área chamada Círculo de Fogo do Pacífico, onde cerca de 85% das atividades sísmicas do mundo são registradas.

Tremores sentidos em Porto Velho

Prédios públicos precisaram ser evacuados em Porto Velho, em Rondônia, após o terremoto que atingiu a região do Peru e Bolívia ser sentido na região. Segundo o Corpo de Bombeiros, o abalo sísmico atingiu o prédio do Tribunal de Justiça, Ministério Público de Rondônia, Assembleia Legislativa e o Centro Político-Administrativo do Governo de Rondônia. Segundo autoridades locais, não houve danos ou comprometimento das estruturas.

Acompanhe tudo sobre:BolíviaPeruTerremotos

Mais de Mundo

Governo Milei nega 'pacto de impunidade' com Bolsonaro por foragidos do 8 de janeiro

União Europeia repreende sete países por desrespeito às regras financeiras do bloco

Argentina faz acordo com El Salvador para ter modelo de segurança acusado de violar direitos humanos

Acordo entre Rússia e Coreia do Norte prevê assistência mútua em caso de 'agressão', afirma Putin

Mais na Exame