Mundo

Terremoto de magnitude 6,8 atinge Japão

Um forte terremoto de 6,8 graus na escala Richter atingiu a costa nordeste do Japão, mas as autoridades não emitiram alerta de tsunami

Sismógrafo: tremor ocorreu às 06h12 do Japão (18h12 de Brasília) (Sam Yeh/AFP)

Sismógrafo: tremor ocorreu às 06h12 do Japão (18h12 de Brasília) (Sam Yeh/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de maio de 2015 às 21h28.

Tóquio - Um forte terremoto de 6,8 graus na escala Richter atingiu a costa nordeste do Japão no início desta quarta-feira, informou o serviço geológico dos Estados Unidos (USGS), mas as autoridades não emitiram um alerta de tsunami e não havia relatos imediatos de danos.

O tremor ocorreu às 06h12 do Japão (18h12 de Brasília) ao largo da costa leste da ilha de Honshu do Japão no Oceano Pacífico, a uma profundidade de 38,9 km, segundo o USGS.

A Agência Meteorológica do Japão disse que não havia nenhuma ameaça imediata de tsunami pelo terremoto, que atingiu 33 km a sudeste da cidade mais próxima de Ofunato.

Várias áreas sacudidas pelo tremor desta quarta-feira estão entre as atingidas pelo terremoto e tsunami de 2011 que matou mais de 18.000 pessoas e provocou uma crise nuclear na usina de Fukushima.

O terremoto de quarta-feira não danificou nenhum dos reatores nucleares da região, incluindo aqueles na unidade de Fukushima, segundo a emissora pública NHK. Todos reatores nucleares do Japão foram desativados desde o desastre de Fukushima.

Os serviços de trem na região, incluindo as operações do trem bala "Shinkansen", foram temporariamente suspensas após o terremoto, disseram as autoridades.

As ilhas do Japão estão situadas na junção de várias placas tectônicas e passam por uma série de terremotos relativamente violentos a cada ano.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDesastres naturaisJapãoPaíses ricosTerremotosTsunami

Mais de Mundo

Trump escolhe bilionário Scott Bessent para secretário do Tesouro

Partiu, Europa: qual é o país mais barato para visitar no continente

Sem escala 6x1: os países onde as pessoas trabalham apenas 4 dias por semana

Juiz adia indefinidamente sentença de Trump por condenação em caso de suborno de ex-atriz pornô