Exame Logo

Síria e Rússia vs. EUA

A Síria afirmou nesta sexta-feira que o ataque de mísseis dos Estados Unidos contra uma base aérea em Homs foi “imprudente” e irresponsável” e que o governo americano foi “inocentemente convencido por uma campanha falsa de propaganda”. A declaração da Presidência emitida em um comunicado faz referência a acusações de que o governo sírio seria […]

NIKKI HALEY, EMBAIXADORA DOS EUA NA ONU: “estamos preparados para fazer mais” / Stephanie Keith/ Reuters
DR

Da Redação

Publicado em 7 de abril de 2017 às 18h50.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 18h40.

A Síria afirmou nesta sexta-feira que o ataque de mísseis dos Estados Unidos contra uma base aérea em Homs foi “imprudente” e irresponsável” e que o governo americano foi “inocentemente convencido por uma campanha falsa de propaganda”. A declaração da Presidência emitida em um comunicado faz referência a acusações de que o governo sírio seria responsável pelo ataque de armas químicas desta semana, mais um capítulo sangrento na guerra na Síria, que entrou em seu sétimo ano.

Segundo a agência de notícias oficial do governo sírio Sana, pelo menos nove civis, entre eles quatro crianças, morreram no ataque. As vítimas civis estavam nos povoados de Al Hamrat, Al Shayrat e Al Manzul, situados nos arredores da base área de Shayrat.

Veja também

A embaixadora dos Estados Unidos na ONU, Nikki Haley, por sua vez, defendeu a ação militar e disse que os Estados Unidos estão preparados para novas ações militares na Síria. “Os Estados Unidos deram ontem à noite um passo muito calculado. Estamos preparados para fazer mais, mas esperamos que não seja necessário”, disse a embaixadora em discurso no Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Segundo Haley, “a mancha moral do regime de Bashar Assad já não podia continuar sem resposta” e seus “crimes contra a humanidade não podiam se encontrar com palavras vazias”. “Era o momento de dizer basta. Mas não só dizê-lo. Era hora de agir”, reiterou a embaixadora americana.

Enquanto os dois países se acusam, a Rússia, aliada do regime sírio, suspendeu a coordenação militar com os Estados Unidos na Síria e acusou Washington de ter planejado o ataque com antecedência. “As ações tomadas pelos Estados Unidos destroem ainda mais as relações russo-americanas”, afirmou a porta-voz russa, Maria Zakharova. Os desdobramentos devem continuar pelo fim de semana.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame