Sem acordo em disputa diplomática, Rússia pode retaliar EUA

A disputa tem relação com a apreensão de dois complexos diplomáticos e a expulsão de 35 diplomatas russos em dezembro do ano passado

Moscou – O Ministério das Relações Exteriores da Rússia disse nesta terça-feira que Moscou se reserva ao direito de tomar medidas de retaliação contra os Estados Unidos, após reunião em Washington que terminou sem acordo sobre a devolução de propriedades diplomáticas russas em território norte-americano.

O então presidente dos EUA Barack Obama ordenou a apreensão de dois complexos diplomáticos e a expulsão de 35 diplomatas russos em dezembro do ano passado pelo suposto envolvimento deles em ataques cibernéticos durante a campanha presidencial de 2016 nos Estados Unidos, algo que a Rússia nega categoricamente.

Moscou disse que avaliaria os próximos passos de acordo com o resultado da reunião na segunda-feira entre o vice-ministro russo das Relações Exteriores, Sergei Ryabkob, e o subsecretário de Estado dos EUA, Thomas Shannon, que discutiram a disputa diplomática.

Mas a chancelaria russa disse em comunicado nesta terça-feira que não houve solução para o problema.

“A parte russa destacou (na reunião) que se Washington não remover esse e outros obstáculos irritantes contínuos ao trabalho de nossas instituições diplomáticas nos reservamos ao direito de tomar medidas de retaliação com base no princípio da reciprocidade”, disse o ministério.

A Rússia gostaria de retomar o diálogo regular com os Estados Unidos também sobre estabilidade estratégica, disse o ministério, afirmando que depende de Washington tomar passos nesse seguinte.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 15,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.

Atenção! A sua revista EXAME deixa de ser quinzenal a partir da próxima edição. Produziremos uma tiragem mensal. Clique aqui para saber mais detalhes.