Mundo

Satisfação de consumidores de energia atinge 76%, dizem empresas

Pesquisa feita pelas distribuidoras manteve a alta aprovação para o serviço

Linhas da transmissão: aprovação está estável nos últimos sete anos (Divulgação)

Linhas da transmissão: aprovação está estável nos últimos sete anos (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de julho de 2011 às 15h47.

Brasília – O índice de satisfação dos consumidores de energia elétrica no país registrou o patamar de 76,7% por domicílio este ano, de acordo com dados divulgados hoje (27) pela Associação Brasileira dos Distribuidores de Energia Elétrica (Abrapee), com base em pesquisa feita pelo Instituto Innovare. A margem de erro, para mais ou para menos, é 1,3%.

De acordo com o presidente da Abrapee, Nelson Leite, houve estabilidade nos números, nos últimos sete anos. Ele disse que o setor registra no país "a melhor margem de avaliação dentre 12 serviços públicos pesquisados pela Confederação Nacional da Indústria [CNI], que situa em segundo lugar a área de fornecimento de água".

Em 2009, o índice apurado na pesquisa, que entrevista 620 consumidores em 905 municípios de 26 estados, atingiu a marca de 79,9% de satisfação. Leite avalia que, ao considerar que os números estão estáveis, leva-se em conta problemas decorrentes de variações climáticas.

A pesquisa da Abrapee começou em 1999, quando o índice de satisfação do público ficou em 66,2%, o mais baixo da série. Na ocasião, o índice dos consumidores muito insatisfeitos se situou em 11,3%, mas caiu para 7,7% em 2011. A pesquisa é feita anualmente em março e abril.

Para o presidente da Abrapee, a ausência da concorrência entre as distribuidoras faz com que os resultados sejam utilizados para intercâmbio de experiência entre elas. O objetivo da Abrapee, com a pesquisa, segundo Leite, "é que os serviços prestados persigam a excelência dos serviços".

Nos próximos quatro anos, serão investidos no setor R$ 11 bilhões, conforme já informado pelo Ministério de Minas e Energia, contra os R$ 8 bilhões que vinham sendo aplicados anualmente até o ano passado. O acréscimo tem o objetivo de adequar a oferta ao aumento da demanda que virá com os investimentos em hotéis e outras instalações com vista aos jogos da Copa do Mundo de 2014.

Segundo Leite, o maior índice de satisfação é registrado atualmente nas regiões Sul e Sudeste, mas o nível também vem aumentado no Norte e Nordeste. As principais queixas do público com relação aos serviços das empresas dizem respeito a deficiências de comunicação com o público, superando até mesmo a insatisfação por causa de eventuais interrupções de energia elétrica, segundo o presidente da Abrapee.

O Brasil está bem, segundo o presidente da entidade, entre os índices de satisfação do público pesquisados em 13 países da América Latina, com patamares comparáveis aos do Uruguai e da Colômbia, que se destacam em relação aos demais.

Acompanhe tudo sobre:EnergiaEnergia elétricaServiços

Mais de Mundo

Exército sudanês recupera cidade-chave controlada por paramilitares

Extrema direita alemã expõe seus planos radicais às vésperas das eleições

Procurador responsável por investigações contra Trump renuncia

México vai enviar reforços aos EUA para combate incêndios em Los Angeles