Exame Logo

Rússia já produz mais petróleo que Arábia Saudita

País torna-se o maior produtor do mundo, com extração de 9,236 milhões de barris ao dia

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

A Rússia desbancou a Arábia Saudita do posto de maior produtor de petróleo do mundo. De acordo com dados da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), a Rússia extraiu, em junho 9,236 milhões de barris de petróleo, 46 000 a mais que a Arábia Saudita. Nos seis primeiros meses do ano, a produção russa cresceu 2,3%.

O jornal britânico The Independent destaca que, desde 2002, as estatísticas apontavam para essa tendência, com a Rússia experimentando picos de produção que superavam o país do Oriente Médio de tempos em tempos. Há anos, a Arábia Saudita ocupava a liderança mundial na produção do chamado "ouro negro", mas a notícia da perda de posição chamou a atenção de alguns analistas. Eles afirmam que o país não está utilizando o máximo de sua capacidade e poderia retornar ao topo do ranking com facilidade, se desejasse.

Veja também

Por outro lado, há também quem diga que a Arábia Saudita já está operando com capacidade máxima, realizando até sobreprodução - prática que, se feita com frequência, levará ao esgotamento precoce das reservas. A Rússia, por sua vez, também já estaria próxima de seu limite, podendo crescer no máximo 2% ao ano até 2009.

O aumento da produçãorussa não poderia vir em melhor momento. Com a crise provocada pelo fechamento do campo de extração da BP e as incertezas em relação ao fornecimento pelo Irã, o barril do petróleo subiu para a casa dos 70 dólares, trazendo ao país uma onda de prosperidade. Os recursos advindos da tributação de gás e petróleo já correspondem a 52,2% das receitas russas e mais de 35% das exportações.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame