Romney lança ofensiva pelo voto hispânico
Durante a fase das eleições primárias, Romney irritou os hispânicos dos EUA ao sugerir que imigrantes ilegais deveriam se "autodeportar"
Da Redação
Publicado em 17 de setembro de 2012 às 22h18.
Los Angeles - O candidato republicano a presidente dos Estados Unidos, Mitt Romney , retomou na segunda-feira a temática econômica, juntando-a a uma promessa de rever o sistema imigratório nos EUA, numa tentativa de conquistar o eleitorado hispânico, amplamente favorável ao seu rival Barack Obama.
"Estou convencido de que o Partido Republicano é o lar justo para os hispano-americanos", disse Romney a cerca de 1.400 empresários de origem latina.
Durante a fase das eleições primárias, Romney irritou os hispânicos dos EUA ao sugerir que imigrantes ilegais deveriam se "autodeportar". A postura linha-dura foi útil para conquistar o eleitorado conservador e garantir a indicação republicana para Romney, mas agora os hispânicos podem ser decisivos para Obama em Estados estratégicos.
A campanha de Romney sabe que os hispânicos não irão repentinamente abandonar o apoio a Obama, mas ela tem a esperança de pelo menos diminuir a vantagem do democrata nesse grupo, Romney foi apenas educadamente aplaudido no seu discurso à Câmara Hispânica de Comércio de Los Angeles, onde salientou que o desemprego entre os hispânicos nos EUA é de 10 por cento, acima da média nacional, de 8,1 por cento.
Ele precisou disputar a atenção do público com o próprio Obama, que falou ao evento numa mensagem por vídeo.
Em seu discurso, Romney fez alguns comentários específicos sobre suas propostas para melhorar o sistema de imigração. Disse que uma reforma definitiva depende da cooperação entre republicanos e democratas.
O republicano sugeriu a adoção de um programa de vistos de trabalho temporários, atendendo às necessidades dos empregadores, e de um sistema de verificação do status legal de estrangeiros que busquem empregos.
"Os norte-americanos podem discordar sobre como consertar nosso sistema de imigração, mas acho que todos nós concordamos que ele está quebrado", disse Romney.