Mundo

'Rolexgate': Congresso peruano barra tentativa de impeachment de Dina Boluarte

Políticos votaram para não discutir a retirada da presidente do poder em meio a escândalo por suposto enriquecimento ilícito

Dina Boluarte: presidente nega acusações de enriquecimento ilícito (Lucas Aguayo/Getty Images)

Dina Boluarte: presidente nega acusações de enriquecimento ilícito (Lucas Aguayo/Getty Images)

Publicado em 5 de abril de 2024 às 09h04.

A presidente do Peru, Dina Boluarte, evitou a mais nova tentativa de impeachment sob alegações de corrupção ligadas a relógios de luxo Rolex e a uma coleção de joias estimados em meio milhão de dólares.

No último dia 30, forças de segurança do Peru efetuaram uma operação de busca na residência da presidente no âmbito de uma investigação por suposto enriquecimento ilícito em decorrência do uso de relógios Rolex que não foram declarados como patrimônio. Na quinta-feira, legisladores rejeitaram duas vezes os pedidos de moção para o impeachment em votações de 49 a 33 e 59 a 32 votos, respectivamente.

O escândalo dos relógios começou com uma reportagem do programa "La Encerrona". A matéria revelou que Boluarte usou diversos relógios da marca Rolex em eventos oficiais desde que tomou posse como vice-presidente do governo do ex-presidente Pedro Castillo e como ministra do Desenvolvimento e Inclusão Social no ano de 2021. A acusação seria de enriquecimento ilícito.

Nesta semana, investigadores expandiram o âmbito da busca para focar também em depósitos bancários de origem desconhecida e em outras joias, incluindo uma pulseira da marca Cartier. Dina Boluarte nega qualquer tipo de ofensa.

Com informações da Al-Jazeera.

Acompanhe tudo sobre:Dina BoluartePeruImpeachment

Mais de Mundo

Irã diz que helicóptero de Raisi pegou fogo após queda e que não há sinal de ataque

'Memenager': Biden oferece R$ 440 mil para criador de memes para as eleições

Variante FLiRT do coronavírus: o que se sabe até agora

Itamaraty lamenta morte de brasileiro na Faixa de Gaza e pede liberação imediata de reféns

Mais na Exame