Reino Unido deve lançar passaporte de covid para jogos esportivos e festas

Iniciativa de carteira que contenha dados como vacinação e resultados de exames para a covid começam a se espalhar no mundo; Boris Johnson deve anunciar detalhes nesta segunda

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, deve anunciar nesta segunda-feira, 5, informações sobre uma espécie de passaporte ou carteira que britânicos terão que carregar com informações sobre seu histórico com a covid-19, segundo agências de notícias.

A certificação tem o objetivo permitir uma retomada mais planejada e segura do ponto de vista da pandemia a eventos com aglomeração de pessoas, como jogos de futebol e outros eventos esportivos e a ida a bares, restaurantes e festas.

Nesse passaporte da covid-19 para atividades cotidianas devem constar informações como se a pessoa já foi vacinada e qual imunizante recebeu e resultados de exames, positivos ou negativos com as respectivas datas.

A carteira deve ser colocada inicialmente em prática na forma de um projeto-piloto e, segundo Johnson, terá um papel importante para permitir que "o país possa ser reaberto e que as pessoas retornem a eventos, viagens e outras coisas que elas amam da maneira mais segura possível".

O plano, no entanto, deve sofrer resistências no Parlamento, incluindo de representantes do próprio Partido Conservador ao qual o primeiro-ministro pertence.

Iniciativas como essas começam a se espalhar em países desenvolvidos, como nos Estados Unidos e na Escandinávia, com especialistas em direitos humanos alertando que tal medida pode aumentar a segregação por meio de renda no mundo e dentro dos próprios países.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.