Raro acidente com aviões de caça mata dois pilotos na França
O Rafale, utilizado para caçar aviões inimigos, já foi vendido para Egito, Índia, Grécia, Indonésia, Croácia, Catar e Emirados Árabes Unidos
Redação Exame
Publicado em 15 de agosto de 2024 às 11h25.
Dois pilotos franceses morreram na quarta-feira quando seusaviões Rafale colidiram em pleno voo no leste da França, segundo informou o presidente Emmanuel Macron . O acidente é considerado raro por se tratar de aeronaves militares de alta tecnologia.
"Com grande tristeza, soubemos da morte do capitão Sebastien Mabire e do tenente Matthis Laurens em um acidente aéreo durante uma missão de treinamento com o Rafale", publicou Macron no X.
O piloto de uma das duas aeronaves conseguiu ejetar-se e sobreviveu, informou também no X o ministro da Defesa, Sebastien Lecornu. Não está claro o que causou a colisão ocorrida em Colombey-les-Belles, no nordeste da França. A força aérea especificou que todos os pilotos envolvidos são franceses.
Como é o avião
Apenas dois acidente envolvendo Rafales
Acidentes envolvendo jatos Rafale são raros. Em dezembro de 2007, um caça Rafale caiu perto de Neuvic, no sudoeste da França. Investigadores concluíram que o piloto havia ficado desorientado. Esse foi considerado o primeiro acidente de um Rafale na história.
Em setembro de 2009, dois aviões Rafale caíram enquanto voltavam para o porta-aviões Charles de Gaulle após completar um voo de teste pela costa de Perpignan.