Exame Logo

Produção industrial do Japão bate recorde

Resultado deve-se à maior demanda externa por produtos japoneses

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

A produção industrial japonesa atingiu, em agosto, o maior patamar já registrado na história, anunciou nesta sexta-feira (29/9) o Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão. O índice de produção industrial subiu 1,9% no mês passado, após ter registrado queda de 0,9% em julho.

O resultado foi impulsionado pelo aumento da demanda externa por automóveis, componentes eletrônicos e máquinas. Com isso, o indicador de estoques subiu 1%, em conseqüência principalmente da acumulação de veículos.

Veja também

As empresas consultadas pelo governo japonês mostraram-se otimistas com o futuro da produção industrial no país. Elas acreditam que haverá ligeira queda de 0,1% no índice de setembro, seguida de uma alta de 1,8% em outubro.

Preços

O índice de preços ao consumidor do Japão também apresentou alta no mês passado, registrando o maior valor dos últimos oito anos. A inflação no país foi de 0,3% em agosto, o resultado mais alto desde março de 1998, quando o indicador registrou alta de 1,8%.

Apesar dos indicadores positivos o ministro da Economia do Japão, Hiroko Ota, ainda não está convencido de que a deflação está definitivamente afastada do país, sugerindo que é possível que o banco central japonês pressione as taxas de juros para impulsionar o crescimento econômico, destaca o americano The Wall Street Journal.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame