Primeiro-ministro da Eslováquia é baleado e corre risco de vida
Ataque aconteceu após reunião do governo na cidade de Handlová, distante 190 km da capital, Bratislava
Publicado em 15 de maio de 2024 às 10h43.
Última atualização em 15 de maio de 2024 às 16h50.
O primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, foi alvo de um atentado nesta quarta-feira, 15. O parlamentar foi baleado no abdômen e transportado com urgência por helicóptero para o hospital. Segundo o ministro da Defesa,Robert Kalinak, Fico ainda está em cirurgia, que já dura algumas horas. Mais cedo, em comunicado no Facebook, a página do político disse que seu estado era grave.
Fico, de 59 anos, foi alvo de quatro tiros e teve ferimentos no estômago, segundo a tv local TA3. O ataque ocorreu na cidade de Handlová, a 190 km da capital Bratislava, quando o premiê interagia com o público após sair de uma reunião. Um suspeito foi detido.
O ataque foi confirmado pelo vice-presidente do Parlamento,Lubos Blaha, e as sessões foram suspensas por tempo indeterminado.
Ucrânia processa Polônia, Eslováquia e Hungria por proibição sobre grãos do paísA Eslováquia é um pequeno país no centro da Europa, com 5,5 milhões de habitantes e área de 49 mil quilômetros quadrados, tamanho próximo ao do estado do Rio Grande do Norte. O país integrava a Tchecolosváquia e se tornou independente em 1993. Desde 2004, integra a União Europeia.
Repercussão
Segundo o site de notícias do país, a presidenteZuzana Caputová condenou o atentado. Disse que a ação era "brutal" e desejou que o Robert Fico tenha uma pronta recuperação. O primeiro-ministro tcheco, Petr Fiala, declarou que a notícia é um choque.
Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, condenou o ataque. Rishi Sunak, premiê do Reino Unido, também disse estar em choque com o ocorrido.
Quem é Robert Fico?
Mais votado nas eleições da Eslováquia, o primeiro-ministro Robert Fico integra o partido SSD, de esquerda e de tendências nacionalistas. Já comandou o país em três ocasiões: de 2006 a 2010, de 2012 a 2018 e, em setembro de 2023, teve início o mandato atual.
Na última campanha, criou uma plataforma em defesa de Putin na Guerra na Ucrânia e se colocou contra a ajuda da União Europeia e da Otan ao país de Volodymyr Zelensky.
O primeiro-ministro já fez declarações contra o liberalismo social e é contra a influência militar dos Estados Unidos na Eslováquia