Mundo

Presidente palestino Abbas aceita demissão de premiê Fayyad

Fayyad, de 61 anos, já havia expressado a sua intenção de deixar o cargo, depois de 5 anos de tentativas frustradas de criar um Estado palestino


	Presidente palestino Mahmud Abbas 
 (Abbas Momani/AFP)

Presidente palestino Mahmud Abbas  (Abbas Momani/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de abril de 2013 às 15h58.

O presidente palestino Mahmud Abbas aceitou a renúncia do primeiro-ministro Salam Fayyad, muito criticado pela direção do movimento Fatah, anunciou neste sábado a agência de notícias palestina WAFA.

O presidente Abbas aceitou a renúncia de Fayyad, mas pediu que permaneça à frente do governo à espera da formação de um novo gabinete, indicou à AFP um conselheiro de Abbas, que não quis se identificar.

Fayyad, de 61 anos, já havia expressado a sua intenção de deixar o cargo, depois de cinco anos de tentativas frustradas de criar um Estado palestino soberano e viável.

"Fayyad assegurou que não permanecerá à frente do governo, mesmo que o peçam", afirmou à AFP um membro do governo palestino.

As divergências entre Abbas e Fayyad aumentaram com a renúncia, no dia 2 de março, do ministro das Finanças, Nabil Qasis, aceita pelo primeiro-ministro, mas rejeitada pelo presidente.

Na semana passada, o Conselho Revolucionário do movimento nacionalista Fatah, de Abbas, criticou "a política do governo palestino (de Fayyad) marcada pela improvisação e confusão em vários assuntos econômicos e financeiros".

Antes da nomeação de Qasis, em maio de 2012, a pasta das Finanças estava nas mãos de Fayyad, um independente, que a exercia em paralelo a suas funções como chefe de Governo.

Acompanhe tudo sobre:Palestina

Mais de Mundo

Magnata vietnamita terá que pagar US$ 11 bi se quiser fugir de pena de morte

França afirma que respeitará imunidade de Netanyahu se Corte de Haia exigir prisão

Em votação apertada, Parlamento Europeu aprova nova Comissão de Ursula von der Leyen

Irã ativa “milhares de centrífugas” em resposta à agência nuclear da ONU