Polícia turca prende jornalista francês em onda de detenções
Nesta sexta, também foi detido o diretor do jornal de oposição turco Cumhuriyet, Akin Atalay, que se soma a outros nove jornalistas presos na semana passada
AFP
Publicado em 11 de novembro de 2016 às 21h48.
Um jornalista francês foi detido nesta sexta-feira pelas autoridades turcas quando realizava uma reportagem na província de Gaziantep, sudeste da Turquia , na zona da fronteira com a Síria.
Olivier Bertrand foi "detido sem motivos", quando realizava uma reportagem, disse à AFP Isabelle Roberts, presidente do site de notícias Les Jours, destacando que não tem contato com o jornalista desde às 16H00 GMT (14H00 Brasília).
"Exigimos sua libertação imediata. Estamos muito preocupados, esperamos notícias dele", declarou Roberts.
Nesta sexta-feira, também foi detido o diretor do jornal de oposição turco Cumhuriyet, Akin Atalay, que se soma a outros nove jornalistas presos na semana passada.
O fotógrafo turco que acompanhava Bertrand também foi detido, mas acabou libertado horas mais tarde.
A embaixada da França em Ancara informou que está em contato com o jornalista e com as autoridades turcas.
A detenção ocorre em um momento de tensão entre Ancara e Bruxelas após a prisão de vários jornalistas e de opositores ao governo em Ancara.
Os correspondentes estrangeiros têm denunciado detenções, expulsões e dificuldades administrativas para impedir seu trabalho.
"A detenção ilegal do nosso colega francês, Olivier Bertrand (...), é claramente um sinal de intimidação", declarou no Twitter o secretário-geral da organizaçãoRepórteres Sem Fronteiras (RSF), Christophe Deloire.
Após a fracassada tentativa de golpe de Estado na Turquia, milhares de pessoas foram detidas em uma onda de repressão contra todos os setores da sociedade.