Mundo

Planalto recebe grupo contrário a Belo Monte

Participaram do encontro os ministros do Meio Ambiente, Izabella Teixeira; da Secretaria Geral, Gilberto Carvalho; e de Minas e Energia, Edison Lobão

Rio Xingu, onde deve ser construída a usina de Belo Monte: o país pode abrir mão do potencial da Amazônia? (Paulo Jares/VEJA)

Rio Xingu, onde deve ser construída a usina de Belo Monte: o país pode abrir mão do potencial da Amazônia? (Paulo Jares/VEJA)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de dezembro de 2011 às 20h09.

O Palácio do Planalto escalou nesta terça-feira (20) três ministros para discutir a controversa usina hidrelétrica de Belo Monte com integrantes do Grupo Gota D'Água, que tem se mobilizado nas redes sociais contra o empreendimento.

Os ministros do Meio Ambiente, Izabella Teixeira; da Secretaria Geral, Gilberto Carvalho; e de Minas e Energia, Edison Lobão, tiveram uma conversa informal com o grupo, fundado pelo ator Sérgio Maroni.

Para os ativistas, o encontro serviu para "sensibilizar o governo" e entregar um abaixo assinado com 1,3 milhão de assinaturas. Uma nova reunião deve ocorrer em fevereiro, desta vez com a presença de técnicos dos dois lados. Segundo o grupo, o governo tentou convencê-los da importância da usina, mas não conseguiu. Os ministros também informaram que não seria possível interromper a obra.

Sobre os argumentos usados por pessoas favoráveis à usina, como a necessidade de o País investir em hidrelétricas para garantir energia para sustentar o crescimento da economia, Maroni respondeu: "São falácias que são criadas e que acabam virando verdade. O governo poderia aproveitar melhor as hidrelétricas já existentes".

Maroni criticou o vídeo postado na internet por universitários da Unicamp, que defendem Belo Monte e contestam os argumentos do Grupo Gota D'Água. "Esses universitários da Unicamp são futuros engenheiros civis, engenheiros de hidrelétrica, foram orientados por um professor que presta serviço pra prefeitura de Campinas e outras duas prefeituras, há um interesse particular muito grande nesse vídeo", disse.

Acompanhe tudo sobre:Belo MonteEnergia elétricaUsinas

Mais de Mundo

Exército sudanês recupera cidade-chave controlada por paramilitares

Extrema direita alemã expõe seus planos radicais às vésperas das eleições

Procurador responsável por investigações contra Trump renuncia

México vai enviar reforços aos EUA para combate incêndios em Los Angeles