Mundo

Petróleo sobe com fechamento do maior campo dos Estados Unidos

Preço do barril foi a US$ 77, o que representa alta de 3%

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

O preço do petróleo subiu 3%, para 77 dólares o barril, após a BP interromper a produção do óleo no Alasca, informa o jornal The New York Times. O campo é o maior dos Estados Unidos e teve seu fornecimento suspenso depois que a empresa detectou um pequeno vazamento em um duto na baía de Prudhoe.

De acordo com a BP, não há como estimar quanto tempo o sistema ficará fechado, já que será preciso substituir os 25 quilômetros de tubos de alimentação que conectam o campo da baía de Prudhoe ao Oleoduto Trans-Alasca. O presidente da companhia, Bob Malone, disse que, para reduzir o impacto negativo sobre a nação, a BP buscará uma forma de produzir e transportar pelo menos parte do petróleo que deixou de ser fornecido.

"Mas não vamos reaver as operações no campo até que nós e os fiscais do governo fiquemos satisfeitos e certos de que elas podem ser retomadas com segurança, sem ameaças ao meio ambiente", afirma Malone.

De acordo com o americano The Wall Street Journal, cerca de 200 galões (aproximadamente 750 litros) de petróleo vazaram e já há uma iniciativa de limpeza na área.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Trump diz que quer ser 'presidente de todos' e detalha tiro que levou em 1º discurso após atentado

Trump fará 1º comício após ataque neste sábado, em condado decisivo para a eleição

Eleições nos EUA: Trump discursa na Convenção Republicana nesta quinta; assista ao vivo

Eleições nos EUA: Quem são e o que pensam os eleitores republicanos?

Mais na Exame