Mundo

Pesquisa mostra Mitt Romney como provável adversário de Obama

Ex-governador de Massachusetts é o favorito para ganhar a vaga do partido republicano nas eleições de 2012

Romney é da religião Mormon, e tem uma trajetória como homem de negócios (Wikimedia Commons)

Romney é da religião Mormon, e tem uma trajetória como homem de negócios (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de novembro de 2011 às 16h22.

Washington - O ex-governador de Massachusetts, Mitt Romney, tem uma vantagem significativa sobre seus rivais na candidatura presidencial republicana para enfrentar Barack Obama nas próximas eleições presidenciais de 2012, segundo uma pesquisa realizada para 'The Washington Post' e 'ABC News'.

De acordo com a pesquisa, que avalia seis atributos dos candidatos republicanos, 24% dos eleitores acreditam que Romney tem mais possibilidades de ganhar a disputa com o atual presidente americano, seguido do candidato Herman Cain (20%).

Os líderes do partido republicano acreditam que os eleitores levarão em conta as possibilidades de vencer Obama, o que poderia dar uma clara vantagem a Romney. Contudo, nos quesitos empatia e honestidade, Cain apresenta índices mais altos.

Quase a metade dos republicanos entrevistados diz que são menos propensos a apoiar a Romney por suas posições sobre reforma da saúde e 20% porque o candidato defende a fé mórmon. No entanto, Romney está em melhores condições do que qualquer outro adversário para a nomeação, já que ele é a primeira ou segunda opção de mais de quatro entre 10 eleitores.

Sem Cain na disputa, Romney obteria 31% dos votos, o que seria suficiente para ganhar nas primárias e assembleias eleitorais. A pesquisa publicada nesta segunda-feira foi realizada com 1.004 adultos por telefone, dos quais 428 eram republicanos.

A pesquisa foi realizada entre 31 de outubro e 3 novembro, época em que vieram à tona as acusações de assédio sexual contra Cain. A margem de erro é de 5,5%. 

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEstados Unidos (EUA)Países ricosPolítica

Mais de Mundo

Javier Milei converte empresa estatal de notícias em agência de publicidade do governo

Eleições na Venezuela: campanha de Maduro diz estar certa da vitória em eleições

Mulino assume o poder no Panamá desafiado pela economia e crise migratória

Suprema Corte dos EUA pede revisão de leis de redes sociais por tribunais inferiores

Mais na Exame