Mundo

Pedidos de maquinaria no Japão subiram 2,9% em março

Alta é inesperada depois do terremoto e do tsunami do dia 11 de março

Subida dos pedidos contrasta enormemente com as previsões de um grupo de economistas consultados pela agência "Kyodo" que calculavam queda de 9% (Getty Images)

Subida dos pedidos contrasta enormemente com as previsões de um grupo de economistas consultados pela agência "Kyodo" que calculavam queda de 9% (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de maio de 2011 às 05h54.

Tóquio - Os pedidos de maquinaria no Japão subiram em março 2,9% em comparação com o mês anterior, o que representa uma alta inesperada após o terremoto e o tsunami do dia 11 de março, informou nesta segunda-feira (horário local) o Governo.

O dado, que exclui as compras de setores como o dos estaleiros ou o elétrico por serem considerados voláteis, constitui o primeiro avanço em dois meses e sugere que o investimento empresarial tem se recuperado moderadamente.

Os pedidos de maquinaria - considerados como um indicador da despesa de capital das empresas japonesas nos seis meses seguintes, ao refletir seus investimentos e planos de expansão - somaram em março 777,6 bilhões de ienes.

Esta alta de 2,9% contrasta enormemente com as previsões de um grupo de economistas consultados pela agência "Kyodo" que calculavam queda de 9%.

Os pedidos de maquinaria do setor manufatureiro caíram 0,4% para 357,1 bilhões de ienes em seu primeiro retrocesso em três meses.

Os do setor não manufatureiro cresceram 7,1% para 442,3 bilhões de ienes, a primeira alta em três meses.

Acompanhe tudo sobre:Indústrias em geralPaíses ricosÁsiaDesastres naturaisTerremotosJapãoIndústriaTsunami

Mais de Mundo

'Uma loucura', diz Macron sobre novas ameaças tarifárias de Trump

Com tensão geopolítica, empresas são apontadas como mais confiáveis, diz estudo

França sugere a Trump reunião do G7, com participação indireta da Rússia

Ursula von der Leyen diz que UE-Mercosul foi um 'avanço histórico'