Mundo

Partidos separatistas da Catalunha não fecham acordo para eleição

Se as legendas não conseguirem organizar uma candidatura conjunta na eleição regional de dezembro, os esforços para se separar da Espanha terão sido em vão

Movimento separatista na Catalunha (Juan Medina/Reuters)

Movimento separatista na Catalunha (Juan Medina/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 8 de novembro de 2017 às 08h10.

Madri - Os partidos separatistas da Catalunha não conseguiram fechar acordo para uma candidatura conjunta na eleição regional de dezembro, complicando seus esforços de governar a região após terem iniciado o processo para se separar do restante da Espanha, provocando um turbilhão.

A tentativa de independência da Catalunha arrastou a Espanha para sua pior crise política em quatro décadas, desencadeando um êxodo comercial e forçando Madri a cortar suas previsões econômicas, além de reabrir antigas feridas da guerra civil espanhola dos anos 1930.

Grupos pró-independência convocaram uma greve geral na região para esta quarta-feira.

Partidos políticos catalães tinham até meia-noite de terça-feira para registrar coalizões antes da eleição do dia 21 de dezembro, mas as duas principais forças que formaram uma aliança para governar a região nos últimos dois anos não conseguiram acordar um novo pacto desta vez.

Embora eles ainda possam chegar a um acordo após a eleição, analistas políticos dizem que a falta de pacto sobre uma campanha conjunta também pode desencadear uma briga pela liderança no topo do movimento.

Acompanhe tudo sobre:CatalunhaCrise políticaEleiçõesEspanha

Mais de Mundo

Eleições na Venezuela: campanha de Maduro é onipresente, com drones, filme e horas na TV

Trump critica democratas durante encontro com Netanyahu na Flórida

Milei diz que a Argentina apoia o povo venezuelano em sua 'luta pela liberdade'

Venezuela fecha fronteiras terrestres e barra entrada de avião com ex-presidentes do Panamá e México

Mais na Exame