Mundo

Partido independentista catalão concorrerá a pleitos de dezembro

Apesar disso, a coligação considera as eleições deste fim de ano "ilegítimas" por terem sido convocadas pelo governo espanhol

Catalunha (Yves Herman/Reuters)

Catalunha (Yves Herman/Reuters)

E

EFE

Publicado em 30 de outubro de 2017 às 11h46.

Barcelona - O partido independentista catalão ERC confirmou nesta segunda-feira que concorrerá às eleições autônomas de 21 de dezembro, embora as considere "ilegítimas" por terem sido convocadas pelo governo espanhol de Mariano Rajoy para restaurar a legalidade constitucional na região.

A aprovação pelo parlamento catalão de uma declaração de independência no último dia 27 levou o Executivo de Madri, com prévia autorização do Senado, a destituir o gabinete regional e a dissolver seu parlamento, com a convocação imediata dos pleitos.

Em entrevista coletiva, o porta-voz do ERC, Sergi Sabrià, disse hoje que "as urnas não nos dão medo", razão pela qual "encontraremos a maneira de participar" nas eleições de 21 de dezembro.

O ERC (republicanos de esquerda) é um dos partidos da coalizão independentista que governava a Catalunha e seu líder, Oriol Junqueras, era vice-presidente no gabinete de Carles Puigdemont.

As pesquisas prévias à sexta-feira davam ao ERC o primeiro lugar em intenções de voto entre todos os partidos e uma enquete publicada ontem pelo jornal "El Mundo" confirmou essa tendência.

Após a reunião da direção do ERC, Sergi Sabrià afirmou que as instituições catalãs "foram ocupadas de maneira ilegal" como consequência do decreto do Executivo espanhol.

"Foi um golpe de Estado", destacou o porta-voz, que, no entanto, abriu a porta à presença nos pleitos de 21 de dezembro porque é preciso "preservar esta república frágil e, ao mesmo tempo, rejeitar a usurpação que representa a intervenção" da autonomia por parte do Executivo de Rajoy.

Acompanhe tudo sobre:Crise políticaEspanhaCatalunha

Mais de Mundo

Tiroteio deixa cinco feridos em universidade dos EUA; polícia investiga suspeitos

Marrocos impede entrada de 148 migrantes em tentativa de travessia para Ceuta

Ucrânia lança quase 600 drones contra território russo

Número de mortos em terremoto na Colômbia sobe para 294