Palestinos perdem amigo que defendeu direitos, diz Abbas

Abbas afirmou que os palestinos sempre lembrarão de sua corajosa posição em apoio à iniciativa palestina para conseguir seu reconhecimento pela ONU como Estado não-membro

Jerusalém - O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, lamentou nesta quarta-feira a morte de Hugo Chávez e transmitiu suas condolências ao povo e ao governo da Venezuela, ao mesmo tempo que destacou que os palestinos "perderam um amigo que defendeu de forma apaixonada seu direito à liberdade".

Em comunicado divulgado pela agência oficial palestina "Wafa", Abbas elogiou o apoio de Chávez aos palestinos e afirmou que estes "sempre irão se lembrar dele e de sua corajosa posição" em apoio à iniciativa palestina para conseguir seu reconhecimento pela ONU como Estado não-membro, no dia 29 de novembro do ano passado.

O presidente da ANP destacou que esta "trágica perda motivará os venezuelanos a continuar seu progresso e prosperidade assim como continuar com todos seus valores, especialmente o da liberdade, pelo qual Chávez lutou".

Anteriormente, o chefe de Relações Internacionais do movimento nacionalista Fatah e também assessor presidencial palestino, Nabil Shaath, transmitiu também as "profundas condolências da Palestina" à família de Chávez, ao governo e ao povo da Venezuela.

"A Palestina diz adeus a um amigo leal que defendeu apaixonadamente nosso direito à liberdade e à autodeterminação. Sua contribuição à causa da dignidade não tinha fronteiras e alcançou os corações e as mentes do mundo árabe", afirmou Shaath em comunicado.

Além disso, lembrou que Chávez não só expressou sua solidariedade com a causa palestina como também deu "passos políticos tangíveis para que os direitos da Palestina possam avançar".

Neste sentido, destacou "sua determinação ao adotar uma posição forte durante o ataque contra Gaza em 2008 e 2009, assim como em 2011, e seu forte apoio ao reconhecimento da Palestina na ONU". 

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.