São Paulo - Um pai holandês, que perdeu a filha adolescente no voo MH17 abatido na Ucrânia, escreveu uma carta aberta ao presidente russo Vladimir Putin .
Hans de Borst mora em Monster, uma pequena cidade próxima de Amsterdã. Além da filha, Elsemiek, sua ex-mulher também morreu no acidente.
Muito revoltado, ele culpa Putin pelo crime. Para ele, o presidente russo é o "líder dos separatistas da Ucrânia ".
Ao final, ele faz um apelo: que Putin proteja o local do acidente para que as autoridades possam investigar tudo.
A mensagem, postada em sua página no Facebook, já foi compartilhada mais de 3500 vezes.
A Holanda foi o país mais atingido pela tragédia. Dos 298 passageiros mortos, 192 eram da Holanda. O voo fazia o trajeto Amsterdã-Kuala Lumpur.
Veja a tradução da carta aberta escrita por Hans de Borst
"Muito obrigado, senhor Putin, líder dos separatistas da Ucrânia! Por assassinar minha amada e única filha, Elsemiek de Borst!
Ela tinha 17 anos, estava no 5º ano do ginásio, era estudante do Segbroek College, em Den Haag.
Ela estava a caminho de suas férias na Malásia, junto com seu pequeno irmão, sua mãe (minha ex-mulher) e seu padrasto.
Elsemiek faria seus exames finais no ano que vem, junto de suas melhores amigas Julia e Marina. Ela era muito boa nos estudos.
Depois disso, ela pretendia ser uma estudante de engenharia na Technical University Delft. Ela estava esperando por isso!
Mas, de repente, ela não está mais aqui! Ela foi atingida no céu, em um país desconhecido, onde acontece uma guerra!
Tudo isso dito, senhor, eu espero que esteja orgulhoso de ter atirado nela e em outros, atirado em sua juventude e em seu futuro.
E assim você conseguirá se olhar no espelho na manhã seguinte.
Eu espero que você receba essa mensagem, talvez traduzida para o Inglês (o que imagino que consiga ler, já que é um cavalheiro inteligente)
Obrigado novamente!
Lembranças,
o pai de Elsemieks, Hans de Borst - de Monster, Holanda, cuja vida você arruinou.
P.S.: Senhor Putin, espero que sua intensa conversa com nosso primeiro-ministro, o senhor Rutte, abra os seus olhos! Eu acredito que você esteja chocado com tudo isso. E eu ficaria chocado se você tomasse a iniciativa de proteger o local do acidente com a ajuda do exército russo, assim os investigadores holandeses poderão trabalhar. Obrigado."
- 1. Assassinatos em pleno voo
1 /13(Yaron Mofaz/Reuters)
São Paulo - O governo dos EUA já anunciou que há evidências que apontam que os insurgentes ucranianos pró-Rússia foram os responsáveis por
abater o voo MH17 da Malaysia Airlines ontem (17), na
Ucrânia . Um míssil atingiu a aeronave, que explodiu no ar. Os moradores da região, chocados, falaram em
"chuva de corpos". As 298 pessoas a bordo morreram na tragédia, tornando-a a mais mortal do tipo na história. Conheça a seguir outros 11 casos de aviões civis que foram brutalmente abatidos em pleno voo.
- 2. Voo da Cathay Pacific
2 /13(Wikimedia Commons)
Quando: 23 de julho de 1954 Um Douglas DC-4 da Cathay Pacific voava de Bangkok para Hong Kong quando foi abatido por caças chineses, na região das ilhas Hainan. 10 das 19 pessoas a bordo morreram.
- 3. Voo 402
3 /13(Wikimedia Commons)
Quando: 27 de julho de 1955 O voo 402, um voo comercial entre Viena e Tel Aviv e que deveria passar por Istambul, entrou no espaço aéreo da Bulgária. Foi interceptado por dois caças búlgaros, que abateram o avião na região de Petrich. As 58 pessoas a bordo morreram.
- 4. Libyan Arab Airlines 114
4 /13(Wikimedia Commons)
Quando: 21 de fevereiro de 1973 O voo 114 da Lybian Arab Airlines voava de Trípoli para o Cairo. Por causa de uma tempestade de areia e um malfuncionamento de equipamentos, o avião perdeu altitude, mudou sua rota e acabou entrando em espaço aéreo israelense. Dois jatos israleneses Phantom, pensando que se tratava de um MIG do Egito, abatarem a aeronave. Os destroços caíram no deserto do Sinai. 108 pessoas morreram e apenas 5 sobreviveram.
- 5. Voo 902 da Korean Air
5 /13(Wikimedia Commons)
Quando: 20 de abril de 1978 O voo 902 da Korean Air fazia um voo entre Paris e Seul quando foi derrubado na região de Murmansk, na União Soviética. Caças soviéticos atingiram a aeonave quando ela entrou no espaço aéreo restrito. O piloto conseguiu fazer um pouso de emergência. Duas pessoas morreram e 107 sobreviveram.
- 6. Voo 825 da Air Rhodesia
6 /13(Wikimedia Commons)
Quando: 3 de setembro de 1978 O voo 825 da Air Rhodesia, que fazia o trajeto Kariba-Salisbury, foi atingido por mísseis de insurgentes do Zimbábue, que tinham criado o exército Zipra. Na queda, 38 das 56 pessoas a bordo morreram. No solo, os insurgentes foram até o local do acidente e, com armas de fogo, mataram mais dez pessoas que tinham sobrevivido à queda. Oito pessoas conseguiram escapar do massacre.
- 7. Voo 827 da Air Rhodesia
7 /13(Wikimedia Commons)
Quando: 12 de fevereiro de 1979 A tragégia com o voo 825 se repetiu meses depois. Outro voo fazia o trajeto Kariba-Salisbury. Os insurgentes do Zimbábue conseguiram derrubá-lo com mísseis Strela 2. Dessa vez, os 59 passageiros morreram.
- 8. Voo 780
8 /13(Wikimedia Commons)
Quando: 27 de junho de 1980 Um voo do Itavia Airlines deveria fazer o trajeto entre Bolonha e Palermo, na Itália. Mas ele nunca chegou ao destino. Destroços foram encontrados no Mar Tirreno e os 81 passageiros morreram. Até hoje não se sabe como ele foi abatido. Primeiro, se pensou que uma bomba explodira dentro do avião. Depois, a controvérsia ficou entre jatos de guerra da OTAN e MIGs da Líbia. Mas nunca se descobriu os verdadeiros responsáveis.
- 9. Voo 007 da Korean Airlines
9 /13(Wikimedia Commons)
Quando: 1º de setembro de 1983 O voo 007 da Korean Airlines saiu de Nova York, com destino a Seul. Ele deveria parar em Anchorage, no Alasca. Lá, dois caças soviéticos interceptaram o avião e ordenaram uma mudança de rota. Quando o pedido não foi atendido, um míssil explodiu o avião, que caiu no Mar do Japão e matou 269 pessoas.
- 10. Voo 655 da Iran Air
10 /13(Wikimedia Commons)
Quando: 3 de julho de 1988 O voo 665 da Iran Air voava para Dubai pelo Golfo Pérsico. Na região, um cruzador da Marinha americana lançou mísseis contra a aeronave, matando 290 passageiros. O governo dos EUA disse que o voo fora confundido com um caça de guerra iraniano.
- 11. Voo 602
11 /13(Wikimedia Commons)
Quando: 29 de setembro de 1998 O voo 602 da Lionair fazia um trajeto entre Tâmil e Colombo, no Sri Lanka. Mas ele desapareceu com 55 pessoas a bordo. 14 anos depois, em 2012, os destroços foram encontrados. As investigações iniciais mostraram que ele fora abatido por baterias anti-aéreas de rebeldes tâmil.
- 12. Voo 1812 da Siberia Airlines
12 /13(Wikimedia Commons)
Quando: 4 de outubro de 2001 Um voo da Siberia Airlines vindo de Tel Aviv deveria pousar em Novosibirsk, na região do Mar Negro. Mas o avião caiu e os 78 passageiros morreram. Até hoje, não se sabe quem derrubou o avião, mas as maiores suspeitas recaem sobre o governo da Ucrânia. O próprio já disse que, provavelmente, um "míssil errante" atingiu a aeronave.
- 13. Agora conheça histórias de aviões que desapareceram
13 /13(SXC.Hu)