Exame Logo

Os 8 lugares mais gélidos do planeta

Começou nesta segunda (21) o inverno brasileiro, mas segundo os climatologistas as temperaturas só devem cair mesmo em agosto. Nem todos os países conseguem um refresco como esse. Confira a seguir as regiões do mundo onde o frio é condição permanente

Vostok, Antártica (Wikimedia Commons)

Vanessa Barbosa

Publicado em 9 de janeiro de 2014 às 17h46.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h32.

Menos 89,2 graus Celsius abaixo de zero. Essa foi a temperatura mais baixa já registrada em Vostok, no coração do continente Antártico, recorde alcançado em julho de 1983. A região mais gélida do mundo, que fica a uma distância de 1,2 mil km do Pólo Sul, deve seu nome à estação russa de pesquisa sobre perfuração e extração de núcleos de gelo, instalada por lá em 1957. Em média, o lugar tem temperatura anual de –61 °C, que oscila entre –37 e –73,9 °C. As condições para a vida humana em Vostok não são das mais favoráveis. A 3,5 mil metros acima do nível do mar, falta oxigênio suficiente e até mesmo dióxido de carbono, o que pode interromper a respiração de uma pessoa. Os ventos são fortes e a radiação ultravioleta é agressiva.
  • 2. Oymyakon, Sibéria

    2 /8(Wikimedia Commons)

  • Veja também

    Enquanto Vestok, na Antártica, leva a fama de região mais fria do mundo, a vila de Oymyakon, na Sibéria, detém o recorde de ser o lugar mais gélido permanentemente habitado do mundo. Localizada a 350 quilômetros abaixo do Círculo Polar Ártico, Oymyakon tem população estimada em 2,3 mil pessoas e solo congelado durante todo o ano, o chamado permafrost. Seu nome no idioma local significa “água que não congela”, devido às fontes de água termal que circundam o povoado. Diz-se que os peixes congelam em meros 30 segundos logo depois de serem pescados. Dá pra imaginar? O inverno na região dura ao menos 9 meses, com temperaturas que ficam fácil abaixo dos vinte graus negativos. As mínimas registradas anualmente giram em torno de –65 °C.
  • 3. Verkhoyansk, Sibéria

    3 /8(Wikimedia Commons)

  • A terceira região mais fria do mundo também é russa e fica próxima do Círculo polar Ártico. Verkhoyansk, na Sibéria tem temperaturas mensais abaixo entre – 45 °C, durante o inverno, e agradáveis 16,9°C no verão. Fundado em 1638, o lugar servia de exílio político até 1917. As principais atividades econômicas se concentram na agricultura, na criação de cavalos e renas, e no negócio de pele e couro animal. Além de ser a terceira região mais fria do mundo, Verkhoyansk é uma das menores populações russas que levam o status de cidade, com 1,3 mil habitantes.
  • 4. Yakutsk, Rússia

    4 /8(Wikimedia Commons)

    Yakutsk, capital da república russa de Yakutia, é uma das mais antigas cidades da Sibéria e a quarta região mais fria do mundo, com temperatura anual média de – 10 °C. A cidade também possui outro recorde, o da maior oscilação de temperaturas, de mais de 50 graus. Não é por menos. Para se ter uma ideia, a média dos mês de janeiro fica em torno dos – 41°C, esquentando intensamente até júlio, quando os termômetros chegam a marcar 19°C.
  • 5. Território de Yukon, Canadá

    5 /8(Wikimedia Commons)

    Quarta região mais fria do mundo, a aldeia de Snag, no Território de Yukon, no Canadá também é dona do recorde de temperatura mais baixa já registrada na América do Norte, de -63,0 ° C em 3 fevereiro de 1947. O clima predominante da região é o sub-ártico, caracterizado por invernos severos e longos e verões curtos e suaves.
  • 6. Prospect Creek, Alaska

    6 /8(Wikimedia Commons)

    Ocupando o sexto lugar na lista de lugares mais gélidos do planeta, Prospect Creek, no Alaska foi declarada a região mais fria dos Estados Unidos em janeiro de 1971, com temperatura recorde de -62,0 ° C. Depois do povoado canadense de Snag, trata-se do segundo lugar mais frio da América do Norte. Originalmente, Prospect Creek era o lar de expedições de mineração e base de abrigo para o povo que trabalhava na construção do gasoduto Trans-Alasca. Desde a conclusão da obra em 1977, há pouca atividade na área.
  • 7. Stanley, Idaho, EUA

    7 /8(Wikimedia Commons)

    Cidade minúscula com 0,6 km² de área, Stanley, em Idaho, nos EUA, é a nona região mais fria do planeta. A temperatura média anual fica na casa de – 47, 0 ° C. Segundo o senso americano de 2000, havia exatamente 100 pessoas, 45 residências e 23 famílias morando na cidade naquele ano. A cidade é circundada por picos com mais de 3 mil metros de altura e, permanentemene, se encontra coberta por névoas.
  • 8. International Falls, EUA

    8 /8(Wikimedia Commons)

    Oitava região mais gélida da Terra, International Falls, no estado americano de Minnesota, registrou em 1967 sua temperatura mais baixa, de
    -40 ° C. A cidade de 6,4 km² de área possui clima continental úmido, caracterizado por com longos invernos muito frios e verões úmidos e quentes. Segundo o último censo, pelo menos 6,4 mil pessoas residem em International Falls.
  • Acompanhe tudo sobre:ListasMeio ambienteSustentabilidade

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Mundo

    Mais na Exame