Oprah Winfrey é celebridade mais poderosa dos EUA

Apresentadora de TV desbancou a atual campeã Angelina Jolie na lista anual da revista Forbes
A apresentadora de TV americana Oprah Winfrey (Christopher Polk/AFP)
A apresentadora de TV americana Oprah Winfrey (Christopher Polk/AFP)
D
Da RedaçãoPublicado em 29/06/2010 às 19:44.

Los Angeles - A apresentadora de TV americana Oprah Winfrey, dona de uma editora e de uma produtora, desbancou a atriz Angelina Jolie como celebridade mais poderosa no mundo do entretenimento, segundo a lista anual da revista Forbes, divulgada esta terça-feira.

Esta classificação que avalia o poder entre celebridades considera 100 estrelas de cinema, da TV, da música e do esporte. Nas edições de 2007 e 2008, foi liderada por Oprah Winfrey, mas no ano passado, Angelina Jolie ficou em primeiro lugar e este ano, a mulher de Brad Pitt caiu para a 18ª posição.

Com 315 milhões de dólares acumulados no último ano, Winfrey lidera a lista que a Forbes faz, considerando os ganhos relacionados com o mundo do espetáculo e a exposição nos meios de comunicação dos famosos entre junho de 2009 e junho de 2010.

"O anúncio de que a próxima temporada de seu programa será a última ajudou que Oprah recebesse mais atenção midiática que nenhum outro membro da lista", segundo a reportagem da revista que elabora esta lista conhecida como Celebrity 100.

A cantora Beyoncé conquistou o segundo lugar por seus negócios na música e pelos frutíferos contratos de publicidade com uma empresa de cosméticos e com uma empresa de video games, que lhe permitiram somar, nos últimos 12 meses, 86 milhões de dólares, além de sua incursão como empresária no mundo dos perfumes e a roupa.

O terceiro lugar ficou com James Cameron, que ganhou nos últimos 12 meses 210 milhões de dólares, graças ao sucesso da superprodução "Avatar", com o qual bateu um recorde de bilheteria de 2,7 bilhões de dólares em todo o mundo.

A extravagante Lady Gaga entrou na lista pela primeira vez e se sitou na quarta posição, acima de verdadeiras instituições musicais como os irlandeses de U2 (7) e Madonna (10).

O quinto lugar ficou com o golfista Tiger Woods, que com todos os escândalos na vida pessoal se manteve como o atleta de sua categoria mais bem pago do mundo, seguido pela cantora Britney Spears (6), U2, depois a atriz Sandra Bullock (8) e Johnny Deep (9).

O craque português Cristiano Ronaldo é outro destaque este ano, mas na 48ª posição, antes do ator Robert Pattinson (50ª).