Exame Logo

Onda de calor de 40ºC e fogo na Europa: até praias precisam ser evacuadas

Fumaça dos incêndios faz autoridades esvaziarem localidades à beira-mar; temperaturas devem continuar altas nos próximos dias

Incêndio em Mugla, na Turquia: Europa vive onda de calor intenso (YASIN AKGUL/AFP/Getty Images)
CA

Carla Aranha

Publicado em 2 de agosto de 2021 às 15h22.

Última atualização em 2 de agosto de 2021 às 18h59.

Depois de inundações na Alemanha e na Bélgica, a Europa vive uma onda de calor de 40 graus Celsius -- é um dos verões mais quentes dos últimos 40 anos, segundo o Serviço Nacional de Meteorologia da Grécia. Nos últimos dias, o calor extremo vem provocando diversos incêndios. Na Itália , foram registrados 800 focos no último final de semana. Cidades como Pescara, localizada no litoral, precisaram ser evacuadas.

"Tivemos que evacuar diversas casas e clubes na praia devido à fumaça", disse Carlo Masci, prefeito de Pescara. Na região litorânea de Catania, na Sicília, o alarme de incêndio também soou e 200 pessoas tiveram que deixar o local. Até o momento, o fenômeno tem atingido co mais intensidade o Sul e centro do país, especialmente a Sicília, Calabria e Lácio, onde fica a capital, Roma.

Neste domingo, 30, a fumaça provocada pelos incêndios provocou a suspensão dos voos no aeroporto de Catania. Em toda região, as autoridades estão divulgando alertas sobre as ondas de calor e incêndios, que devem continuar até o dia 6.

Um dos principais motivos da onda de fogo é a combinação de ventos fortes e ar seco e quente. De acordo com o escritório de Serviços Meteorológicos dos Estados Unidos, este ano tem registrado eventos climáticos severos, com recordes de temperatura de 49,6 graus Celsius no Canadá e outras partes do mundo.

"Dados como esse mostram que estamos vivenciando fenômenos que nunca vimos antes", disse Mike Kendon, cientista climatológico do órgão americano. Segundo a Organização Metereológica Global, das Nações Unidas, o verão mais quente de todos os tempos no hemisfério norte foi o de 2020 -- os países europeus esperam que um novo recorde não seja quebrado.

A onda de calor também atinge países como a Espanha, Grécia, Bulgária e Turquia. As condições severas de clima já causaram dezenas de incêndios na Turquia e levaram as autoridades a evacuar localidades à beira-mar nas quais as pessoas costumam aproveitar as praias nessa época do ano. A União Europeia decidiu enviar reforços para o combate ao fogo na Turquia, tal a intensidade dos incêndios.

 

 

 

 

 

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame