Economia

UE vai propor criação de agência conjunta bancária em 2013

A agência poderá socorrer ou fechar bancos em dificuldades, disse o comissário encarregado da regulação financeira, Michel Barnier

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de outubro de 2012 às 12h10.

Viena - A Comissão Europeia vai apresentar uma proposta no próximo ano para a criação de uma agência conjunta para socorrer ou fechar bancos em dificuldades, disse o comissário encarregado da regulação financeira, Michel Barnier, nesta segunda-feira.

Barnier disse a repórteres que líderes da União Europeia fecharão uma proposta até o fim do ano, conforme acordado, para adotar a supervisão bancária comum na zona do euro, cuja implementação se seguiria em 2013 e 2014.

Após isso, a entidade seguirá com os planos para encarar os bancos em dificuldade, fazendo com que os bancos --e não os contribuintes-- paguem pelos problemas que surgem no setor financeiro.

O Banco Central Europeu está pronto para assumir a responsabilidade pela supervisão de mais de 6 mil bancos na zona do euro, embora os supervisores nacionais devam manter a maioria das tarefas de fiscalização rotineiras.

Acompanhe tudo sobre:BancosCrise econômicaEuropaFinançasUnião Europeia

Mais de Economia

Brasil exporta 31 mil toneladas de biscoitos no 1º semestre de 2024

Corte anunciado por Haddad é suficiente para cumprir meta fiscal? Economistas avaliam

Qual é a diferença entre bloqueio e contingenciamento de recursos do Orçamento? Entenda

Haddad anuncia corte de R$ 15 bilhões no Orçamento de 2024 para cumprir arcabouço e meta fiscal

Mais na Exame