Mundo

Nos EUA, Grande parte da Flórida está em estado de emergência por possível tempestade tropical

Não está claro se a tempestade atingirá a força de um furacão ou exatamente para onde irá. Ainda assim, qualquer tempestade desta natureza pode causar inundações massivas, cortes de energia, tempestades costeiras e tornados

Tempestade na Flórida (Scott Olson/Getty Images)

Tempestade na Flórida (Scott Olson/Getty Images)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 26 de agosto de 2023 às 19h18.

O governador da Flórida, Ron DeSantis, declarou estado de emergência neste sábado (26) para a maior parte da costa do Golfo do Estado, enquanto os meteorologistas dizem que um sistema climático na costa do México poderá em breve se tornar uma tempestade tropical e começar a se mover em direção à área. A declaração de DeSantis abrange a costa do Golfo, desde a cidade de Fort Myers, no sudoeste, ao norte, até a Cidade do Panamá, no Panhandle. Trinta e três dos 67 condados do Estado estão cobertos pela declaração.

O Centro Nacional de Furacões diz que há 70% de chance de o sistema se tornar uma tempestade tropical até segunda-feira e 90% de chance geral. Atualmente, seria chamada de "Idalia" se nenhuma outra tempestade tropical se formar antes dela. Os modelos de previsão não mostram o centro da tempestade se aproximando das áreas do sudoeste da Flórida, atingidas pelo furacão Ian no ano passado.

Furacão

Não está claro se a tempestade atingirá a força de um furacão ou exatamente para onde irá. Ainda assim, qualquer tempestade desta natureza pode causar inundações massivas, cortes de energia, tempestades costeiras e tornados.

DeSantis disse em comunicado que emitiu sua ordem executiva "com muita cautela para garantir que a Divisão de Gerenciamento de Emergências da Flórida possa começar a preparar recursos e que os moradores da Flórida tenham tempo de sobra para preparar suas famílias para uma tempestade na próxima semana". "Encorajo os moradores da Flórida a terem um plano em vigor e garantir que seu kit de abastecimento para furacões esteja abastecido", disse ele.

Acompanhe tudo sobre:FlóridaMudanças climáticasEstados Unidos (EUA)

Mais de Mundo

Brasil é 3º país mais inseguro da América do Sul, diz Global Peace Index

Candidato à presidência denuncia 'prisão arbitrária' de assistentes na Venezuela

Pequeno município no leste da China desenvolve indústria panificadora bilionária

Após escândalo com PwC na China, KPMG e EY assumem auditorias no país

Mais na Exame