Exame Logo

Monsanto domina mercado de algodão dos EUA com nova aquisição

Empresa compra a Delta and Pine Land Company e passa a deter metade do fornecimento de sementes de algodão no mercado americano

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

A Monsanto anunciou, nesta terça-feira (15/8), a compra da Delta and Pine Land Company, a maior fornecedora de sementes de algodão dos Estados Unidos. O acordo, que envolve o pagamento de 1,5 bilhão de dólares em dinheiro, permitirá à Monsanto o controle de metade do mercado americano de sementes de algodão, o que reforçará sua posição no setor de biotecnologia. Segundo o americano The New York Times, as dimensões do acordo poderá colocá-lo na mira das autoridades antitruste.

A Monsanto já havia tentado comprar a Delta and Pine Land em 1998. Na época, a empresa desistiu do negócio com o argumento de que não conseguiria aprová-lo nos órgãos de fiscalização do mercado. Em reação, a Delta and Pine Land iniciou um processo judicial contra a companhia pedindo indenização, numa causa avaliada em 2 bilhões de dólares. Desde então, a relação entre as companhias estava abalada.

Veja também

O acordo anunciado ontem põe fim a esse processo, bem como a uma ação movida pela Monsanto, com o objetivo de revogar licenças da Delta and Pine Land para usar tecnologias de manipulação genética desenvolvidas pela Monsanto para melhorar a resistência do algodão contra herbicidas e insetos.

"Não somos ingênuos quanto ao relacionamento entre as partes envolvidas no acordo, mas estamos sinceramente comprometidos em fazer o acordo funcionar", afirma o presidente executivo da Monsanto, Hugh Grant. Segundo Grant, o mercado mudou desde 1998 e o acordo tem chances de ser aprovado pelas autoridades americanas. Nesse mesmo período, a participação da Delta and Pine Land no fornecimento de sementes de algodão para produtores americanos recuou de 80% para 50%, sobretudo devido à concorrência com a Bayer.

Para obter a liberação do acordo, a Monsanto acredita que precisará se retirar de um outro investimento que realizou no setor de sementes de algodão - a Stoneville, companhia comprada no ano passado e que detém 12% desse mercado. Se o negócio não for aprovado pelos órgãos antitruste, a Monsanto deverá indenizar a Delta and Pine Land em cerca de 600 milhões de dólares.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame